Comunicação Coordenada

21/11/2022 - 13:10 - 14:40
CC11.1 - EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE COMO ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DO SUS

38920 - O TERRITÓRIO NA SAÚDE: EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DE AGENTES DE SAÚDE DO SUS
FABIANA GONÇALVES SANTOS COSTA - ESP-MG, ROSE FERRAZ CARMO - ESP-MG, ALICE WERNECK MASSOTE - ESP-MG, ANA FLAVIA QUINTÃO FONSECA - CMBH, JULIANA LÚCIA COSTA SANTOS MORAES - ESP-MG, LUCIANA SOUZA D‘AVILA - ESP-MG


Período de Realização
Elaboração do curso: 2020
Oferta de turmas: 2020 e 2021


Objeto da experiência
Elaboração e oferta de curso na modalidade de Educação à Distância no formato autoinstrucional destinado a agentes de saúde do SUS.

Objetivos
Contribuir com a formação de agentes de saúde, de nível médio de escolaridade, na temática território e saúde; compreender o território a partir da produção teórica de Milton Santos; e refletir sobre a temática território e saúde no cotidiano de trabalho de agentes de saúde do SUS.

Metodologia
O curso Território na saúde: construindo saberes com agentes de saúde do SUS foi organizado com carga horária de 20 horas em 2 Unidades. A abordagem do processo saúde e doença viabilizou a compreensão ampliada sobre saúde que reverbera na proposta de Milton Santos acerca dos constituintes do território. Foi destacada a vinculação entre as ações de Vigilância em Saúde e o território. Todo conteúdo foi elaborado por trabalhadoras da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG).

Resultados
A ESP-MG ofertou a primeira turma do curso em outubro de 2020, certificando 294 alunos/as. Em 2021 foram ofertadas 8 turmas entre setembro e novembro, perfazendo um total de 2224 alunos/as certificados. A elaboração de atividades avaliativas interativas ao final das unidades como jogos constituíram um importante recurso pedagógico ao convocar os/as alunos/as a rever o conteúdo de forma lúdica e, também, uma inovação nos cursos EaD da ESP-MG.

Análise Crítica
Procuramos superar os limites impostos pela modalidade EaD e formato autoinstrucional utilizando abordagens dialógicas e recursos pedagógicos como vídeos animados. A importância da temática e os resultados da avaliação do curso pelos alunos sinalizam a pertinência da continuidade da oferta e da expansão do público alvo. Destacamos a relevância da oferta inicial ter sido direcionada a profissionais de nível médio de escolaridade, de maneira geral, pouco contemplados em qualificações.



Conclusões e/ou Recomendações
Compreendemos que a principal contribuição do curso foi a possibilidade de ressignificar o olhar dos agentes de saúde para o território, de maneira a perceber para além dos problemas de saúde, rotineiramente, identificados por eles/as em mapas, as potencialidades ali presentes. Esse olhar pode contribuir com a proposição de ações locais efetivas e sustentáveis de prevenção e promoção da saúde.