SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)
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44912 - PROCESSOS FORMATIVOS SOB A ÓTICA DA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE ANA PAULA ALVES GREGÓRIO - FUNDAÇÃO ESTATAL DE SAÚDE DE NITEROI (FESAÚDE);, ALINE BRESSAN - FUNDAÇÃO ESTATAL DE SAÚDE DE NITEROI (FESAÚDE);, SOPHIA ROSA BENEDITO - FUNDAÇÃO ESTATAL DE SAÚDE DE NITEROI (FESAÚDE);, KARINA MORAES BERMUDEZ - FUNDAÇÃO ESTATAL DE SAÚDE DE NITEROI (FESAÚDE);, MARIO JORGE FERREIRA DOS SANTOS - FUNDAÇÃO ESTATAL DE SAÚDE DE NITEROI (FESAÚDE);, RENATA PORTO - FUNDAÇÃO ESTATAL DE SAÚDE DE NITEROI (FESAÚDE);
Período de Realização De janeiro a junho de 2022.
Objeto da experiência A Educação Permanente em Saúde nos processos formativos com os trabalhadores do SUS no Programa Médico de Família de Niterói.
Objetivos Compartilhar e refletir enquanto facilitadores dos processos de formação de educação permanente (EPS) no Sistema Único de Saúde, bem como fortalecer papéis ligados à EPS assumidos no cotidiano do trabalho.
Metodologia Encontros mensais com todos os trabalhadores da Atenção Básica considerando as necessidades do serviço e contribuindo para uma formação a partir da problematização dos processos de trabalho e da capacidade de acolher e cuidar das necessidades de saúde das pessoas e coletivos.
Resultados Os encontros aconteceram sob a ótica da Educação Permanente em Saúde, que deve ser assumida como prática cotidiana e aprendizagem-trabalho no sentido de que os problemas, tanto quanto as soluções, emergem desse mesmo cotidiano. Dessa maneira, recorremos ao diálogo e à escuta empática equacionando as necessidades do serviço, o desenvolvimento dos trabalhadores e as necessidades de saúde.
Análise Crítica As contratações dos trabalhadores oriundas do concurso público no Programa Médico de Família de Niterói e o levantamento das necessidades de formação trouxeram à cena grande parte dos trabalhadores que nunca haviam atuado na Atenção Básica, o que no primeiro momento acarretou apreensões que foram minimizadas com a Educação Permanente em Saúde, com possibilidades de reflexão da prática profissional e construção coletiva.
Conclusões e/ou Recomendações A Educação Permanente em Saúde pode ser encarada como uma ferramenta potente para o enfretamento de problemas prevalentes, melhorando a qualidade dos serviços prestados à população e fortalecendo os profissionais a partir da problematização dos processos de trabalho. A EPS revela o potencial educativo do processo de trabalho para a transformação das práticas profissionais.
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