SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)
|
44805 - ESTUDO SOBRE A OFERTA DE CURSOS DE FORMAÇÃO EM HOMEOPATIA NAS CAPITAIS DA REGIÃO SUL DO BRASIL KAREN BERENICE DENEZ - REDE PICS BRASIL, DANIELLA DALLEGRAVE - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL, ESCOLA DE ENFERMAGEM., JAVIER SALVADOR GAMARRA JÚNIOR - UNIANDRADE, ALPHEU FERREIRA DO AMARAL JR - SECRETARIA DE STADO DE SAÚDE DO RIO GRANDE DO SUL, RAFAEL DALL’ALBA - ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE SAÚDE, VITÓRIA ALMEIDA DE SOUZA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL, INAJARA CAGLIARI FERNANDES - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL, ESCOLA DE ENFERMAGEM., ROSÁLIA FIGUEIRÓ BORGES - UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS, ELIANE GOLDBERG RABIN - FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE, UFCSPA, BRASIL., MÁRCIA HELENA DE SOUZA FREIRE - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ, UFPR,
Apresentação/Introdução A Homeopatia é uma das racionalidades em saúde contemplada pela Política Nacional de Práticas Integrativas desde de 2006. A acentuada busca da população, por esta prática clínica, tem estimulado uma expansão de cursos de formação. A formação de especialistas ocorre em sua maioria fora do meio acadêmico, criando a necessidade de critérios que qualifiquem e fundamentem a prática profissional.
Objetivos Analisar o perfil da oferta de cursos de formação em PICS em instituições públicas e privadas de ensino, reguladora ou corporativa divulgados via internet.
Metodologia Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, com análise documental de fontes primárias disponíveis na internet, de acesso público. Os dados colados foram: 1) Total de instituições homeopáticas coletadas e por capital; 2) Total de cursos coletados; 3) Quantos fazem menção ao SUS;4) Perfil da Instituição;5) Infraestrutura da instituição. De estratégia multicêntrica, a pesquisa foi desenvolvida nas capitais dos 3 estados da região sul, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. As categorias teóricas que orientaram a análise foram paradigmas científicos em saúde, racionalidades médicas e práticas terapêuticas.
Resultados A pesquisa realizada pelas páginas da web das 3 capitais apresentou um total de 20 instituições, tanto públicas como privadas que ofertam cursos de homeopatia. Curitiba e Porto Alegre apresentaram uma oferta de 8 cursos cada uma e Florianópolis 4 oferta de cursos. O total de cursos ofertados foi 31, sendo 7 em Florianópolis, 11 em Curitiba e 13 em Porto Alegre. Com relação a abordar conteúdos sobre o SUS e a PNPIC apenas 5 cursos apresentaram, sendo nenhum em Curitiba, 4 de Porto Alegre e 1 em Santa Catarina. Com relação ao perfil das instituições 4 são públicas, 15 são privadas e as demais sem informação. Nenhuma das instituições pesquisadas trazia informações sobre infra-estrutura.
Conclusões/Considerações No total de 20 instituições e 31 cursos ofertados encontradas que ofertam cursos de homeopatia, 53% são privadas, 32% não possuem informações sobre sua natureza e apenas 14% públicas. Porto Alegre é a capital que apresentou o maior número de cursos. Não foram encontrados relatos sobre infra-estrutura e apenas 5 cursos relataram fazer menção ao SUS /PNPIC.
|