Sessão Assíncrona


SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)

44699 - VIVÊNCIAS DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE DURANTE VISITAS DOMICILIÁRIAS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
NATHANAEL DE SOUZA MACIEL - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, DIEGO DA SILVA FERREIRA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, SARAH ELLEN DA PAZ FABRICIO - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, LUCIANO SANTOS DA SILVA FILHO - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, ANTÔNIO DIEGO COSTA BEZERRA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, DANIEL DE AGUIAR RODRIGUES - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, VALDENIA DE MELO MENDONÇA - UNILAB


Período de Realização
As ações foram desenvolvidas de junho a outubro de 2021.

Objeto da experiência
A visita domiciliária, instrumento importante para o profissional de saúde, pois possibilita aproximação com os determinantes do processo saúde doença.

Objetivos
Socializar experiências vivenciadas em visitas domiciliárias na Atenção Primária à Saúde.

Metodologia
Relato da experiência em município da região metropolitana de Fortaleza-Ceará. Participaram da ação: um interno de enfermagem, enfermeiro, médico e quatro agentes comunitários de Saúde. O cenário correspondeu a unidade de atenção primária à saúde em comunidade periférica. Nas visitas, os profissionais realizavam

Resultados
As visitas possibilitam vivências baseadas no princípio de integralidade do Sistema Único de Saúde, pois viabilizam aproximação com usuários e observação da realidade em que vivem. Foi possível conhecer os determinantes sociais em saúde do processo saúde-doença e pensar em intervenções voltadas à promoção da saúde e prevenção de doenças e agravos ao longo desse processo, que proporcionam autonomia e empoderamento dos sujeitos.

Análise Crítica
Embora a visita domiciliária seja prática habitual da atenção primária, é preciso romper a concentração em torno de práticas curativas e do modelo biomédico, orientadas à individualidade, em que a autonomia e corresponsabilização não são priorizadas. Salienta-se fortalecer o vínculo e o atendimento integral e humanizado às famílias e comunidades.

Conclusões e/ou Recomendações
As visitas domiciliárias são espaços de constante formação. Torna-se imprescindível que os profissionais de saúde executem visitas domiciliárias focadas não somente em aspectos de exame físico, mas geradoras de vínculo afetivo e profissional com a população, passem confiança e credibilidade, para a comunidade partilhar dificuldades, angústias e medos e, então, superar os obstáculos da comunicação em saúde.