SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)
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44658 - COGESTÃO DE UMA PESQUISA MULTICÊNTRICA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO CONTEXTO DA COVID-19 ADILSON ROCHA CAMPOS - UNICAMP, ADRIANA COSER GUTIÉRREZ - FIOCRUZ, GASTÃO WAGNER DE SOUSA CAMPOS - UNICAMP, TATIANA DE VASCONCELLOS ANÉAS - UNICAMP
Apresentação/Introdução Mobilizados pelos desafios do enfrentamento da sindemia, um grupo de pesquisadores de três grandes municípios uniram-se para compreender os efeitos sociais e subjetivos da COVID-19 na população e profissionais da Atenção Primária à Saúde, para poder subsidiar a partir do referencial do apoio, novas intervenções de cuidado, considerando o impacto deste novo contexto mundial.
Objetivos Descrever o processo da gestão de uma pesquisa multicêntrica no contexto da pandemia, envolvendo três grandes instituições de ensino e pesquisa do Brasil.
Analisar a aplicação do referencial metodológico da pesquisa apoio (Campo & Furlan, 2014).
Metodologia Apresentação da metodologia da pesquisa apoio, qualitativa multicêntrica, denominada: “Estratégias de abordagem dos aspectos subjetivos e sociais na Atenção Primária no contexto da pandemia” realizada em 12 Unidades Básicas em territórios vulneráveis de São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas. A pesquisa tem 26 pesquisadores, sendo 1 coordenador geral; 8 coordenadores distribuídos nos 3 municípios, 12 pesquisadores para os 12 territórios, responsáveis pelas entrevistas em profundida e construção das narrativas; 5 pesquisadores convidados. Foram envolvidas 3 instituições: UNICAMP, FIOCRUZ e Instituto de Saúde/SP, com financiamento da Fundação Open Society/apoio executivo da ABRASCO
Resultados Foram selecionados pesquisadores de campo e realizada formação em metodologia científica e para o referencial de pesquisa apoio. Estabeleceu-se encontros semanais para supervisão/formação dos pesquisadores, onde foram estabelecidas: análise de contexto, entrevista com usuários/trabalhadores, construção e análise de narrativas. Mensalmente realizou-se reuniões remotas com os 3 campos para ajustes metodológicos e compartilhamento dos processos. Com o referencial da pesquisa-apoio procurou-se nos espaços coletivos e na relação do pesquisador com os sujeitos do campo, a produção da análise e intervenção/ofertas de temas emergentes. O pesquisador produziu conhecimento e intervenção no campo.
Conclusões/Considerações O referencial metodológico proposto, mostrou-se potente no campo como coleta e intervenção do pesquisador em campo, imerso no cotidiano da unidade junto as equipes de saúde da família. O processo de organização da pesquisa- apoio com formações e encontros reflexivos por campo e com toda a equipe dos 3 campos, foi estratégico para o referencial metodológico proposto.
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