SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)
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44650 - DIAGNÓSTICO SITUACIONAL DE UMA COMUNIDADE NO CENÁRIO DE PANDEMIA DA COVID -19: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA AGUINALDO SOARES DO NASCIMENTO JUNIOR - UFPE - CAV, MARIA CLARA PINHEIRO DE LIMA - UFPE - CAV, FABIANA DE OLIVEIRA SILVA SOUSA - UFPE - CAV, ANA LETÍCIA DA SILVA MEDEIROS - UFPE - CAV, MÔNICA DA SILVA OLIVEIRA - UFPE - CAV, JANILLY LAÍS DA SILVA - UFPE - CAV, TÁLIA CRISTINA DE LIMA - UFPE - CAV
Período de Realização A experiência ocorreu no período de outubro de 2021 a fevereiro de 2022.
Objeto da experiência Diagnóstico Situacional da comunidade do Alto do Reservatório no município de Vitória de Santo Antão – PE.
Objetivos Relatar a experiência dos extensionistas do Programa Mãos Solidárias no desenvolvimento do diagnóstico situacional da comunidade do Alto do Reservatório em Vitória de Santo Antão – PE.
Metodologia A primeira etapa se deu com a elaboração de um instrumento para cadastro individual e domiciliar das famílias, tendo a participação multiprofissional de estudantes, residentes, docentes, líderes comunitários e coordenadores dos projetos vinculados ao programa. Foi realizada uma mobilização junto a comunidade para exibição do filme “Narradores de Javé‘‘. Realizou-se visitas às famílias para cadastro e ao final os dados foram tabulados e consolidados em forma de tabelas e gráficos.
Resultados Verificou-se 267 pessoas cadastradas, 94 famílias com a prevalência do sexo feminino (51%). De acordo com a faixa etária 36,7 % têm de 20 a 29 anos e no quesito raça/cor 54% da população se declararam parda. Observou-se que 42% possuem somente o ensino fundamental, 15% não são alfabetizados e 39% recebem até meio salário mínimo. Identificou-se ainda pessoas com doenças crônicas HAS e DM sem acompanhamento, corroborando com o resultado de 54% que buscam o hospital em detrimento da atenção básica.
Análise Crítica Uma das ações implementadas foi o diagnóstico situacional de um território que não é coberto pela estratégia de saúde da família, onde parte das famílias estão em algum nível de vulnerabilidade social. A interprofissionalidade do programa possibilitou a troca de saberes e ações compartilhadas entre comunidade, estudantes e profissionais de diferentes categorias, contribuindo com a formação de trabalhadores mais alinhados às diretrizes e princípios do SUS.
Conclusões e/ou Recomendações O diagnóstico permitiu conhecer a realidade das famílias no que se refere às necessidades de saúde, além de planejar e organizar atividades integradas com demais projetos. Foi possível contextualizar a importância da atuação da universidade no cenário da pandemia da Covid-19 para apoiar a comunidade no enfrentamento dos problemas no cotidiano e na construção de processos formativos que respondam às necessidades contemporâneas da sociedade.
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