Sessão Assíncrona


SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)

44640 - EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E SAÚDE: CRIATIVIDADE E LUDICIDADE COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS PARA A FORMAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA
LILIANA SANTOS - ISC/UFBA, MARCELE CARNEIRO PAIM - ISC/UFBA


Período de Realização
junho de 2021 a junho de 2022

Objeto da experiência
experiência pedagógica e recursos lúdicos

Objetivos
Descrever uma experiência pedagógica do componente curricular Educação, comunicação e saúde, da graduação em saúde coletiva, que teve como suporte as linguagens lúdica e criativa.

Metodologia
Desenvolvimento do componente curricular estabelecendo diálogos entre as referências teóricas e diversas linguagens, partindo das experiências prévias dos educandos e construindo saberes em interação com componentes práticos do curso.

Resultados
Foram utilizados a representação da articulação dos 3 campos (comunicação, educação e saúde) de forma livre (desenho, representação gráfica, cordel, poesia); sessão fílmica da série unidade básica com debate e criação de estratégias e ações de "educom" a partir do episódio assistido; dramatização para exemplificar a comunicação e os princípios do SUS e elaboração de texto chamado "educom e eu", favorecendo o exercício da escrita crítico-reflexiva a partir do relato da sua experiência.

Análise Crítica
Estudantes e docentes tiveram experiências de aprendizagem significativa, articulando conhecimentos teóricos e vivências práticas, possibilitando a ampliação do leque de possibilidades de intervenção em saúde coletiva.

Conclusões e/ou Recomendações
Espera-se com estas estratégias, avançar na produção de conhecimentos relevantes e significativos na formação de jovens sanitaristas, identificando e sistematizando e experiências que possam enriquecer a formação de profissionais da saúde.