SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)
|
44633 - PROJETO DE UMA WEBAULA SOBRE A AUTOPERCEPÇÃO EM SAÚDE BUCAL DE JOVENS E ADOLESCENTES EM UMA PLATAFORMA DIGITAL EM SAÚDE FERNANDA AMORIM HELFENSTEIN - UNEB, JULITA FREITAS COELHO - IFBA E UNEB, LORENA DE CARVALHO ALMEIDA - UNEB
Apresentação/Introdução Devido a crescente procura por materiais de capacitação em formato Ead, e esse aumento acontecer de forma muito mais intensa em tempos da pandemia da COVID-19, ainda existem poucos trabalhos na literatura que visem detalhar metodologias sobre a elaboração de Webaulas, principalmente voltados para a área da odontologia, pela dificuldade de trazer condições clínicas e práticas para o formato virtual.
Objetivos Explorar as potencialidade do meio digital na produção de um material didático para capacitação de cirurgiões – dentistas atuantes na saúde pública, sobre o atendimento odontológico de jovens e adolescentes, no formato de uma Webaula.
Metodologia O relato de pesquisa foi um produto técnico desenvolvido na disciplina de cultura e saúde do mestrado profissional em saúde coletiva na Universidade do Estado da Bahia. A construção teórica do conteúdo produzido para webaula foi fruto de um trabalho de revisão sistêmática intitulado: “AUTOPERCEPÇÃO EM SAÚDE BUCAL DE JOVENS DURANTE O PERÍODO DE PANDEMA COVID-19”. A metodologia empregada para o delineamento do projeto, seguiu de modo que a ferramenta da dialogicidade fosse recurso para construção da webaula e que a temática de itinerário terapêutico servisse de alicerce na elaboração do material didático. A plataforma digital de publicação da webaula escolhida foi Telessaúde Bahia.
Resultados Se antes falar de material didático restringia-se a falar de livro impresso, com a ampliação e criação de instituições de ensino e o surgimento de novas metodologias de aprendizagem, outros materiais didáticos passaram a fazer parte do fazer pedagógico. Material didático passou a ser compreendido, então, como uma diversidade de meios tecnológicos que servem para auxiliar o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem. Especificamente no âmbito da EaD, que devem pautar-se por uma lógica hipertextual, isto é, uma lógica não necessariamente sequencial, de modo a promover a não linearidade dos conteúdos abordados e a favorecer o caminho de aprendizagem a ser percorrido pelo aprendiz.
Conclusões/Considerações Utilizar de ferramentas da dialogicidade e de entender o conceito de itinerário terapêutico para a construção de uma webaula, qualifica a produção de materiais didáticos EAD para a área de saúde. Diante do exposto novas pesquisas que visem qualificar educadores e palestrantes para elaboração de conteúdos online é de suma importância para o aprimoramento do ensino a distância.
|