SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)
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44611 - EXPERIÊNCIA DA PRECEPTORIA DE PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA EM SAÚDE COLETIVA INTERIORIZADAS LÍLIAN SILVA SAMPAIO DE BARROS - V GERÊNCIA REGIONAL DE SAÚDE, SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DE PERNAMBUCO,, JANAINA RAMOS DOS SANTOS - V GERÊNCIA REGIONAL DE SAÚDE, SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DE PERNAMBUCO, VANESSA ALVES DE SOUZA - V GERÊNCIA REGIONAL DE SAÚDE, SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DE PERNAMBUCO
Período de Realização A experiência vem acontecendo desde 2016 até os dias atuais.
Objeto da experiência A experiência quanto preceptor dos programas de residência interiorizados em Saúde Coletiva em Redes e Saúde Coletiva em Agroecologia.
Objetivos Relatar a experiência de preceptoria nos programas de residência multiprofissionais interiorizados em Saúde Coletiva - Redes e Saúde Coletiva - Agroecologia, apontar as dificuldades vivenciadas nos campos de estágio e identificar as potencialidades dos programas interiorizados de Saúde Coletiva.
Metodologia A V Gerência Regional de Saúde, unidade administrativa gestora da Secretaria Estadual é campo de rodízio de seis programas de residência e este relato versa sobre as residências de Saúde Coletiva - Redes é ligada à Comissão de Residência da Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco, foi implantada em 2016 e tem entrada a cada dois anos. O programa de Saúde Coletiva em Agroecologia é vinculado à Universidade de Pernambuco, implantado em 2021 e tem entrada anual,
Resultados A V Gerência Regional de Saúde, unidade administrativa gestora da Secretaria Estadual, é campo de rodízio de seis programas de residências. Este relato versa sobre a residência em Saúde Coletiva com ênfase em Redes, ligada à Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco, implantada em 2016 com entrada a cada dois anos de 8 residentes e da experiência do programa de Saúde Coletiva em Agroecologia, vinculado à Universidade de Pernambuco, implantado em 2021 e entrada anual de 8 residentes.
Análise Crítica A compreensão quanto preceptor vem sendo construída entre instituição de ensino e servidores, gerando engajamento. A inclusão dos residentes no mundo do trabalho ao lado do preceptor construindo conjuntamente atividades como conferências de saúde, visitas técnicas a municípios e análise de indicadores, estimula-os na produção e criticidade da situação de saúde regional, papel da formação, e gera troca de conhecimento entre residentes e preceptor que ao ensinar também aprende (FREIRE, 1997).
Conclusões e/ou Recomendações A participação de preceptores na construção dos programas de residência amplia o pertencimento e compromisso, portanto, a participação destes atores na elaboração do planejamento anual, na avaliação de atividades e do programa, na organização dos estágios, deve ser priorizada junto ao núcleo gestor. A identificação quanto preceptor gera proximidade, alinhamento e laços entre residentes e preceptores que resultam em um aprendizado mútuo.
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