Sessão Assíncrona


SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)

44595 - ENSINO-APRENDIZAGEM REMOTO EM PRÁTICAS INTEGRADAS EM SAÚDE COLETIVA NO TERRITÓRIO DE ILHA AMARELA, SALVADOR-BA
RIVALDO ALMEIDA BARROS DE LIMA - ISC, DANILO BORGES - ISC, ANA CAROLINA DOS SANTOS JESUS - ISC, LUMA SOUSA GALINDO - BIS, MARYA ADELL MATOS PASSOS - ISC, JUDITE ISABEL DE MOURA BITTENCOURT DA SILVA - ISC, MARCELLA RAQUEL SPATH MOLINA - ISC, RAFAELLA SANTIAGO COUTINHO SANTOS - ISC, JOILDA SILVA NERY - ISC, LAÍSE REZENDE DE ANDRADE - ISC


Período de Realização
As atividades aconteceram entre agosto/dezembro de 2021, de forma remota e com idas ao campo pelo ISC-UFBA.

Objeto da experiência
Componente Curricular de praticas integrada em saúde coletiva 1 da graduação em Saúde coletiva.

Objetivos
Relatar experiência de docentes e discentes do ISC, no processo de ensino-aprendizagem remoto em Práticas Integradas em Saúde Coletiva I, tendo como foco a análise das condições de vida e saúde sob a perspectiva da relação entre serviço-território, apresentando como produto “Telejornal Informativo”.

Metodologia
O processo de construção do “Telejornal informativo” foi distribuído em momentos de aula teórica, tutoria prática, oficinas e a construção em grupo pelos discentes. Estes realizaram a etapa de coleta e visitas técnicas ao território e à unidade básica de saúde de Ilha de Amarela, utilizando recursos como o Word, o Google Docs, a plataforma institucional da UFBA - AVA Moodle - e a plataforma para reuniões, Google Meet, além do apoio técnico da equipe de comunicação do ISC-UFBA.


Resultados
Os encontros permitiram aos estudantes a construção de um Telejornal (disponível em: https://youtu.be/W7K8HOSGI1c) em que a promoção de diálogos, visitas técnicas, observação participativa encontros em momentos síncronos (aulas semi-presenciais) e assíncronos (trabalhos enviados), evidenciasse a importância da saúde e do território de Ilha Amarela, gerando a construção de um conhecimento coletivo consolidado nas discussões sobre as necessidades em saúde do local e devolutivas à comunidade.

Análise Crítica
Considerando a dimensão temporal compreendida entre a construção do produto até a sua apresentação, o cenário da COVID-19 em que nos encontrávamos trouxe mudanças tanto no mundo do trabalho, quanto no mundo acadêmico, nesse contexto foi possível a construção de um vídeo, a partir do engajamento em rede, com duração de quinze minutos, possuindo uma linguagem fácil permitindo um entendimento das condições em que esses serviços cuidam de seus usuários apesar de todas as restrições impostas pela pandemia.

Conclusões e/ou Recomendações
Entendemos como positiva a construção do vídeo apresentado, trazendo uma linguagem fácil, acessível permitindo entendimento das condições em que esses serviços são apresentados, como esse Território se apresenta diante dos diferentes segmentos entre gestores, usuários e academia. Nesse sentido, a solidariedade e parceria entre os discentes, assim como o acompanhamento dos docentes foram elementos essenciais para um produto coletivo e potente.