SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)
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44567 - BORDANDO CONHECIMENTOS: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE DISCENTES EM UMA VIVÊNCIA DE SABERES PRODUZINDO SENTIDOS SIMONE SILVA DE PAIVA DE MAGALHÃES - UFF, JULIA DUPPRE DE ABREU - UFF, ANDRÉIA AUGUSTO DOS SANTOS - UFF, GLEICIELLY ZOPELARO BRAGA - UFF, RAFAELA FIDELIS LIMA SILVÉRIO - UFF, HELEN SIQUEIRA SIQUEIRA - UFF, ANDREIA CHAGAS PINHEIRO PINHEIRO - UFF
Período de Realização Ocorreu em 28 de outubro na Jornada Acadêmica UFF de 2021
Objeto da experiência O evento surge na disciplina Seminários do PPGSC como a proposta de reflexões sobre a produção de conhecimentos.
Objetivos Sensibilizar estudantes acadêmicos da graduação e pós-graduação, professores e demais atores no tema pluralidade de conhecimentos e seus sentidos nos processos de formação e transformação social.
Metodologia Conduzida uma Roda virtual com compartilhamento de experiências de três atores de diferentes espaços e formações. No primeiro momento, a mediadora utilizou perguntas disparadoras. Após as falas, foram feitas as percepções pelos palestrantes. No segundo momento, todos participantes formaram subgrupos para um debate e a construção a ser apresentada no retorno à roda. Os inscritos foram divididos proporcionalmente, em grupos, incluindo as categorias (discente, docente ou outros), objetivando a diversidade.
Resultados Nesta proposta de acolhimento, aprendizado e ensinamento simultâneos observamos e vivenciamos que a construção do conhecimento ocorreu de forma coletiva e se deu por meio dos relatos das vivências, sentidos, desconstruções e reconstruções elencadas pelos sujeitos a partir das realidades de vida individual, comunitária e acadêmica, proporcionadas pelos encontros e afetos que ocorreram em suas existências.
Análise Crítica O conhecimento construído de forma coletiva ocorre de forma dinâmica, viva em ato, sem verdades opressoras ou aspectos hegemônicos, que caracterizam o poder e dominação. Observou-se com esta construção, uma forma de inclusão e dinamismo, que serve de facilitadora para a construção de conhecimentos. Propor um espaço democrático de planejamento e organização de ideias que reverbere a intenção coletiva, é uma tarefa de múltiplas facetas e requer um exercício contínuo de empatia e interlocução.
Conclusões e/ou Recomendações A aula, ao dialogar com a pluralidade de saberes, é um lugar legítimo de repensar a forma, normas e colonialidade acadêmica. O viés exercido no sistema de ensino-aprendizagem, transmitido de forma pontual, passiva e não reflexiva, se consolida no ensino, oprimindo a criatividade e a motivação pela enxurrada de informações hegemônicas, que expropriam o saber, enfatizando teorias definidas ao invés da prática ser dinâmica, livre e inclusiva.
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