Sessão Assíncrona


SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)

44535 - DESENVOLVIMENTO DOCENTE EM EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL PARA TUTORES DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA COM ÊNFASE NA INTERPROFISSIONALIDADE
CRISTIANO GIL REGIS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE (UFAC), BELA FEIMAN SAPIERTEIN SILVA - INSTITUTO CAPIXABA DE ENSINO, PESQUISA E INOVAÇÃO EM SAÚDE (ICEPI)


Período de Realização
14 a 17 de setembro de 2021

Objeto da experiência
Desenvolvimento docente em educação interprofissional.

Objetivos
Relatar a experiência de oficinas sobre educação interprofissional (EIP) e metodologias ativas para novos tutores do Curso de Especialização em Saúde Pública com ênfase na Interprofissionalidade do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi).

Metodologia
Oficinas foram realizadas em quatro dias, totalizando 20h, com o intuito de preparar os 12 novos tutores para conceituar educação interprofissional e prática colaborativa, elaborar estratégias para o desenvolvimento de competências colaborativas com o uso de metodologias ativas e planejar a operacionalização da EIP no curso. Foram realizadas em ambiente virtual, sincronamente, com metodologias ativas para que os tutores já vivenciassem sua utilização.

Resultados
A discussão de casos inspirados nos problemas vivenciados por usuários e trabalhadores no Sistema Único de Saúde (SUS) dialogando com as vivências dos participantes e a literatura científica consolidou no grupo a necessidade da colaboração interprofissional e da EIP como estratégia formativa. O grupo ainda iniciou o planejamento de encontros do curso com enfoque no desenvolvimento de competências colaborativas por meio de metodologias ativas, bem como a inserção da EIP no curso como um todo.

Análise Crítica
A utilização de metodologias ativas no desenvolvimento das oficinas permitiu aos participantes um aprendizado na ação-reflexão-ação, em que se vivencia o que se aprende e se aprende a partir de reflexões da vivência. O desafio de elaborar planos de aula alinhados com os marcos teórico-conceituais e metodológicos da EIP, estimulou a criatividade e ousadia dos tutores e o abandono de modelos tradicionais. O exercício de elaboração consolidou a aprendizagem pela aplicação dos conceitos aprendidos.

Conclusões e/ou Recomendações
O engajamento em iniciativas interprofissionais como docente, tutor, preceptor ou gestor demanda desenvolvimento docente constante dada a breve experiência das instituições formadoras e profissionais de saúde com EIP no Brasil. Para além do contato com a EIP e sua relação com a temática do curso, é necessário o compromisso com a melhoria da atenção, da gestão e da formação no SUS, tendo como foco a integralidade no cuidado.