Sessão Assíncrona


SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)

44530 - AÇÕES MULTIDISCIPLINARES EM SAÚDE NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS CRÔNICAS
FERNANDA SOUZA CAMARA - CENTRO UNIVERSITÁRIO CELSO LISBOA, PATRÍCIA PÁSSARO DA SILVA TOLEDO - CENTRO UNIVERSITÁRIO CELSO LISBOA, ANA PAULA BOTELHO FERREIRA - CENTRO UNIVERSITÁRIO CELSO LISBOA, VIVIAN CORREIA TEIXEIRA - CENTRO UNIVERSITÁRIO CELSO LISBOA, PEDRO JOSÉ CHAGAS DA SILVA - CENTRO UNIVERSITÁRIO CELSO LISBOA, TIAGO SOUZA CARDOSO - CENTRO UNIVERSITÁRIO CELSO LISBOA, VINICIUS NOGUEIRA ALVES DE SOUZA - CENTRO UNIVERSITÁRIO CELSO LISBOA


Período de Realização
A ação multidisciplinar em saúde foi realizada no dia 20 de maio de 2020.

Objeto da experiência
Ação multidisciplinar em saúde na prevenção de doenças crônicas.

Objetivos
Promover a prática multidisciplinar entre os graduandos de enfermagem e de educação física no planejamento e na realização de uma ação em saúde com foco na prevenção de doenças crônicas.

Metodologia
Foram realizadas 4 reuniões de planejamento para elaboração do escopo e do cronograma. A ação multidisciplinar contemplou as atividades: educação em saúde sobre prevenção de hipertensão e diabetes; aferição de sinais vitais; prática de atividades físicas por meio de atividades lúdicas; e educação em saúde individual. As atividades foram realizadas por 3 estudantes de educação física e 5 estudantes de enfermagem com a supervisão de professores dos dois cursos de graduação.

Resultados
A ação em saúde contou com 24 participantes. Nenhum dos participantes relatou ter hipertensão arterial ou diabetes diagnosticada, entretanto, 10 participantes apresentaram níveis pressóricos superior à 140 mmHg. Todos os participantes relataram satisfação com as atividades e orientações. Os estudantes destacaram como aprendizados: a interação entre as diferentes categorias como potencializadora de ações em saúde e a importância do planejamento das ações pela equipe multidisciplinar.

Análise Crítica
A ação multidisciplinar desenvolvida contou apenas com graduandos de enfermagem e educação física. Nos relatos dos participantes e dos estudantes observou-se a necessidade de integração de outros cursos de graduação, tais como: nutrição, fisioterapia, psicologia, farmácia, terapia ocupacional, dentre outros. No entanto, a proposta articulação de ações em saúde promovida por alunos da graduação fomenta o desenvolvimento do conceito integral de saúde.

Conclusões e/ou Recomendações
As ações multidisciplinares em saúde com foco na prevenção de doenças precisam ser fomentadas desde o início da formação dos futuros profissionais. Tais ações promovem, como pôde ser observado nesta experiência, o trabalho em equipe, a autonomia do estudante e a integração de saberes, reforçando a importância do planejamento compartilhado.