Sessão Assíncrona


SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)

44492 - CURSO PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA LINHA DE CUIDADO PARA A SAÚDE NA ADOLESCÊNCIA E JUVENTUDE PARA O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NO ESTADO DE SÃO PAULO (LCA&J)
MARIANA ARANTES NASSER - CENTRO DE SAÚDE ESCOLA BUTANTÃ, FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; LABORATÓRIO DE SAÚDE COLETIVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO, CLAUDIA FEGADOLLI - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS, UNIFESP, JULLIANA LUIZ RODRIGUES - DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA, UNIFESP., FERNANDA LOPES REGINA - DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA, FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, MARIA GABRIELA SIMÕES ALVES DE OLIVEIRA - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS, UNIFESP, GABRIELA SOUZA MURIZINE - FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, SANDRA MARIA SPEDO - DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA, FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, REGINA FIGUEIREDO - INSTITUTO DE SAÚDE, SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DE SÃO PAULO, LUIZA MARIA ESCARDOVELLI ALCÂNTARA - PROJETO LCA&J, JOICE BARRETO MOURA - PROJETO LCA&J


Período de Realização
2021, incluindo: preparação,divulgação, adesão de municípios, serviços, profissionais e realização.

Objeto da experiência
A implementação da política pública de saúde LCA&J, que tem como referência livro interativo,disponível em .

Objetivos
Contribuir para a implementação por interação participativa da LCA&J, por meio de: divulgação, ações de apoio à gestão locorregional, educação permanente de profissionais, gerentes e gestores da saúde, organização do trabalho em serviços de saúde e formação de redes municipais e regionais.

Metodologia
Experiência vinculada à pesquisa Contribuições para a Implementação da LCA&J, que ofereceu um curso de extensão sobre a LCA&J, à distância, de 36 horas, certificado pela Unifesp, com apoio de articuladores regionais para o convite e a participação de facilitadores parceiros.O curso foi baseado no livro da LCA&J e adotou metodologia construtivista, composta por seminários, encontros regionais síncronos on-line e atividades em serviços de saúde.Usou as plataformas googleclassroom/meets e youtube.



Resultados
Aderiram 65% dos municípios paulistas, 1130serviços e 1681 profissionais e gerentes de Unidades Básicas de Saúde, Centros de Atenção Psicossocial, Serviços de Atenção Especializada/ Testagem e Aconselhamento em IST/aids, Casas do Adolescente e Ambulatórios.Os temas abordados foram:direitos em saúde, identidade e pertencimento, saúde sexual e reprodutiva, saúde mental e integralidade. As atividades em serviço foram: reunião de equipe, mapa falante, plano de educação em saúde e notícia da LCA&J.

Análise Crítica
O convite às regiões de saúde foi relevante para o compromisso de municípios e serviços. Compatibilizar a abrangência dos temas, a metodologia participativa e a limitação às 36 horas, pactuadas com a gestão, constituiu um desafio.As ferramentas on-line, adotadas devido à pandemia e possibilidade de participação ampla, trouxeram dificuldades iniciais de adaptação. 906 participantes atingiram critérios para a certificação,número considerado muito satisfatório em reuniões com instâncias gestoras.

Conclusões e/ou Recomendações
O curso contribuiu para formar uma rede de profissionais, gerentes e gestores sensibilizados para os direitos em saúde de adolescentes e jovens, e desencadear processos de trabalho loco-regionais para a implementação da LCA&J, indicando a potência desta estratégia de educação permanente para a transformação da realidade.A coordenação da LCA&J prevê a realização de um seminário para o compartilhamento de experiências, como modo de acompanhamento.