Sessão Assíncrona


SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)

44410 - MAIS CUIDADO, + SAÚDE: ESTRATÉGIA PARA ORGANIZAÇÃO E FORTALECIMENTO DA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE EM MUNICÍPIOS DE PEQUENO PORTE
KAREN PATRICIA WILKE FERREIRA ROCHA - UEL, CRISTIANE MARTINS PANTALEÃO - SMS IVAIPORÃ, JOÃO FELIPE MARQUES DA SILVA - UEL, CLODOALDO FERNANDES - CIS IVAIPORÃ, SANDRO TERABE - OPAS, LUANA CARLA TIRONI GIACOMETTI - UEL, FERNANDO LELES - OPAS


Período de Realização
Foi lançada em agosto de 2021, com término previsto para outubro de 2022.

Objeto da experiência
Oficinas, matriciamento e articulação entre os profissionais, fortalecimento da governança e organização dos processos de gestão da condição crônica.

Objetivos
Reafirmar critérios de estratificação de risco das condições crônicas;
Implantar estratégias formativas baseadas em discussão de caso;
Estabelecer relacionamento entre os profissionais da atenção primária e secundária;
Organizar os processos de encaminhamento, regulação e compartilhamento do cuidado.


Metodologia
A estratégia previu a realização de oficinas formativas em 3 eixos temáticos (modelo de atenção, territorialização e linhas de cuidado), realizadas em municípios de pequeno porte.
Os processos foram organizados a partir de práticas inovadoras entre os níveis de atenção, todas compreendendo o uso de tecnologias leves.
Quanto à organização, trabalhou-se o fortalecimento da governança regional, a partir da discussão do diagnóstico situacional e pactuação das ações em espaços colegiados de gestão.


Resultados
Após 10 meses do início da estratégia, evidenciou-se melhora da compreensão do papel da atenção primária, fortalecimento do vínculo entre os profissionais, organização da fila espectante para a atenção secundária e institucionalização de matriciamentos e discussões de caso entre os profissionais da rede, fortalecendo o cuidado compartilhado. Foi desenvolvido painel para monitoramento de metas terapêuticas e acompanhamento do desempenho das equipes, por unidade e por linha de cuidado.

Análise Crítica
Observou-se o potencial de melhora dos processos de trabalho a partir da realização de ações formativas. As oficinas introdutórias, realizadas dentre os 3 eixos temáticos, suscitaram processo reflexivo sobre a prática profissional, que tem sido constantemente aperfeiçoada através de ações de matriciamento e discussões de caso em pequenos grupos, entre equipes especialistas multiprofissionais e profissionais da Atenção Primária.

Conclusões e/ou Recomendações
A estratégia fortaleceu o vínculo entre os profissionais, que desenvolveram habilidades relacionais e de compartilhamento de cuidado. A corresponsabilização fortalece o cuidado, que é planejado continuamente, e discutido durante a implementação.