SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)
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44280 - A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS DE SAÚDE COLETIVA NA VISÃO DOS ACADÊMICOS DE MEDICINA ADRIANO ANTONIO DA SILVA PEDROSA - UFAL, ELAYNE VIEIRA DOS SANTOS - CESMAC, MAYARA NAKÍRIA TAVARES DA ROCHA - UFAL, ANTONIO PIRANEMA DE MASCARENHAS PEDROSA - UFAL
Período de Realização Setembro a dezembro de 2021.
Objeto da experiência Práticas de Saúde e Sociedade.
Objetivos Demonstrar a importância das práticas de Saúde Coletiva na Atenção Básica ainda nos primeiros períodos da faculdade de medicina.
Metodologia Mediante a análise dos diários de campo, estruturados em quatro perguntas sobre a importância das atividades práticas de Saúde Coletiva, realizadas em comunidade assistida por Unidade Básica de Saúde de Maceió/AL, preenchidos pelos acadêmicos de medicina da Universidade Federal de Alagoas, após a realização das práticas e discussões em grupo com os docentes da disciplina.
Resultados Foi notória a importância concedida através das falas e colocações dos acadêmicos, às práticas de Saúde Coletiva na Atenção Básica, como maneira de transpor os muros da academia, a fim de estabelecer uma relação mais íntima com a comunidade, permitindo uma visão ampliada do processo saúde-doença, o exercício da teoria aprendida em sala de aula, a compreensão do que é o “ser médico” e o convívio com a diversidade (social, econômica, religiosa, entre outras).
Análise Crítica A medicina focada no modelo biomédico tem sido criticada veementemente, pois sua atuação centrada na doença concede uma visão fragmentada do paciente, já não atendendo às concepções atuais de saúde. Este primeiro contato dos alunos recém-ingressos na academia com o paciente, com o cotidiano e as dificuldades da profissão, ajuda sobremaneira a melhor compreender todo o processo.
Conclusões e/ou Recomendações Destarte, as práticas de Saúde Coletiva são importantes desde os primeiros períodos da Faculdade de Medicina, pois são a “porta de entrada” para a realidade médica, sendo a base para a construção de uma formação generalista, humanizada, responsável e comprometida com os cidadãos.
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