SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)
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44245 - FORMAÇÃO MÉDICA PARA O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA IMPLEMENTAÇÃO DE UM CURRICULO INTEGRADO ANTONIO GERMANE ALVES PINTO - URCA, ALISSAN KARINE LIMA MARTINS - URCA/ FIOCRUZ CEARÁ, EVANIRA RODRIGUES MAIA - URCA/ UFCA, MARIA DO SOCORRO VIEIRA LOPES - URCA, YANA PAULA COÊLHO CORREIA SAMPAIO - SMS JUAZEIRO DO NORTE/ URCA/ ESTACIO FMJ, ROGÉRIO SAMPAIO DE OLIVEIRA - SMS JUAZEIRO DO NORTE/ URCA/ ESTACIO FMJ, CLÁUDIO GLEIDISTON LIMA DA SILVA - UFCA/ URCA, CARLOS ANDRÉ MOURA ARRUDA - SESA/ FIOCRUZ CEARÁ, VANIRA MATOS PESSOA - FIOCRUZ CEARÁ, ANTÔNIO CARLILE HOLANDA LAVOR - FIOCRUZ CEARÁ
Período de Realização A experiência foi vivenciada de fevereiro a junho de 2022.
Objeto da experiência Implementação do Currículo Integrado do Curso de Medicina da Universidade Regional do Cariri (URCA).
Objetivos Relatar experiência da formação médica para o Sistema Único de Saúde a partir da implementação de um currículo integrado.
Metodologia Experiência da implementação do primeiro bloco de atividades do curso de Medicina da Universidade Regional do Cariri (URCA). O planejamento das ações se deu pela mobilização dos docentes em reuniões para qualificação pedagógica seguida de oficinas para desenho das semanas letivas de acordo com temas relacionados a saúde e comunidade: uma abordagem interprofissional, com o uso de metodologias ativas e do Problem Based Learning (PBL) e desenvolvimento de competências para atuação no SUS e na APS.
Resultados Foram delineadas oito semanas letivas, duas seguindo o modelo de atividades de acolhimento para trabalho em equipe e autocuidado dos estudantes e seis com estabelecimento de cronograma padrão dividido em: atividades integradas (AI) incluindo a abertura e fechamento de PBL; atividades de laboratório (LH), atividades de campo (AC) e componentes de desenvolvimento pessoal. Para cada semana, foram estabelecidas as competências e os objetivos de aprendizagem relativos ao componente específico.
Análise Crítica A partir da implementação da proposta de currículo integrado para a formação médica houve uma aproximação precoce do estudante de medicina a rede de atenção nos diferentes níveis, fomentando uma visão ampliada sobre o SUS e sua inserção numa perspectiva interprofissional. O estabelecimento do aprendizado a partir de pequenos grupos e de metodologias ativas de ensino aprendizagem possibilitaram o desenvolvimento de competências previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais desde o início da formação.
Conclusões e/ou Recomendações A formação médica para o SUS busca superar as dificuldades identificadas quanto ao perfil profissional capaz a responder às necessidades de saúde dos usuários na rede de atenção, com ênfase para um cuidado integral e articulado, construído em equipe e que possua resolutividade frente às demandas existentes.
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