SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)
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44239 - RELATO DE EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL: DISCENTES DE 14 CURSOS APRENDEM JUNTOS PARA TRABALHAR JUNTOS FABIANE RIBEIRO FERREIRA - UFMG, PAULA MARIA MACHADO ARANTES DE CASTRO - UFMG, KIRLA BARBOSA DETONI - UFMG, NAJARA BARBOSA DA ROCHA - UFMG, GISELLE LIMA DE FREITAS - UFMG, JOÃO HENRIQUE LARA AMARAL - UFMG, ROSANGELA GOMES DA MOTA DE SOUZA - UFMG, MARIA GABRIELLE DE LIMA ROCHA - UFMG, LUCIENE DAS GRAÇAS MOTA - UFMG, ELIANE DIAS GONTIJO - UFMG
Período de Realização A atividade curricular vem acontecendo desde dezembro de 2019, estando em curso a 6ª rodada.
Objeto da experiência Formação interprofissional na graduação para o desenvolvimento de habilidades colaborativas que aprimorem o cuidado e a segurança em saúde.
Objetivos Relatar estratégias de educação interprofissional (EIP) curricular com foco na atenção primária, utilizando metodologias ativas em ambiente virtual, a partir dos quatro domínios da EIP: papéis e responsabilidades, habilidades de comunicação, valores e ética e trabalho em equipe.
Metodologia Atividade de 30h organizada em 4 semanas, em espaço virtual, com 15 equipes de 12 alunos de cursos diferentes. Cada semana é dedicada a um domínio da EIP. A semana inicia-se com atividade de leitura e/ou vídeo. A interação entre colegas para compartilhamento de opiniões é realizada pelo aplicativo Padlet. A semana finaliza-se com atividade síncrona no formato I-TOSCE, com a discussão de uma situação-problema. O encontro é acompanhado por 2 docentes, que avaliam o desempenho e fornecem feedback.
Resultados No total, participaram dessa experiência mais de 1000 estudantes (média de 200 estudantes/semestre) de 14 cursos. Os estudantes percebem a atividade como essencial para a formação profissional, questionam sobre a ausência de oferta em outros períodos dos cursos e sugerem a inclusão de estudantes de outras formações profissionais na equipe. Do ponto de vista institucional, a experiência resultou na criação de uma disciplina aberta a todos os estudantes.
Análise Crítica A atividade tem proporcionado a integração e a aprendizagem colaborativa entre os estudantes, e também entre os docentes, que vêm estabelecendo um grupo interprofissional. O formato remoto viabiliza a adesão e a participação dos diversos cursos. A participação de alunos de pós-graduação e a elaboração de dissertações e artigos sobre a interprofissionalidade apontam a construção coletiva de saberes, práticas e habilidades, ao mesmo tempo em que consolida o compromisso social da instituição.
Conclusões e/ou Recomendações A formação interprofissional deve incorporar estratégias educacionais focadas em aprendizagem interativa e reflexiva em grupos interprofissionais. Espera-se que a experiência se traduza em mudanças no trabalho real, favorecendo a qualidade do cuidado e a segurança do usuário. A incorporação da EIP nos currículos dos cursos de graduação pode ser um recurso inovador para o ensino e prática de habilidades colaborativas.
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