SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)
|
44209 - RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA: EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM EM SERVIÇO PAMELA DOS SANTOS FARINHUK - UFPR, LUCIANA ELISABETE SAVARIS - UFPR, CAIQUE LIMA SETTE FRANZOLOSO - UFPR, ISABEL FERNANDES AGUIAR - UFPR
Período de Realização O período de atuação ocorreu entre 02/2019 e 02/2021.
Objeto da experiência Aprendizagem em serviço como residente em saúde da família atuando na atenção básica e demais dispositivos da Rede de Atenção Psicossocial.
Objetivos Relatar a experiência de aprendizagem em serviço, enquanto psicóloga residente em programa de residência multiprofissional em saúde da família, assim como as nuances desse processo vivenciadas na Atenção Primária à Saúde.
Metodologia A residência multiprofissional em saúde da família é um programa voltado à formação em serviço de profissionais de áreas da saúde, uma pós graduação na modalidade latu-sensu. Tem duração de dois anos e carga horária de 5760 horas, com 80% da do curso voltado à atividades práticas e 20% à atividades teóricas. O objetivo dessa formação é desenvolver competências necessárias para a atuação em rede, em equipes multiprofissionais, com abordagem profissional individual e coletiva.
Resultados Durante os dois anos a residente atuou sob supervisão de uma preceptora no Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), foram proporcionadas experiências no âmbito da atenção primária com ênfase no cuidado em saúde mental. As atividades realizadas contemplavam atendimentos individuais e coletivos, reuniões e matriciamento com as equipes das unidades de saúde, dos CAPS e do ambulatório de psicologia de referência do território, sendo o trabalho em rede uma característica marcante.
Análise Crítica Além das equipes de saúde e do referencial teórico, fazem parte do processo de formação do residente a comunidade, o controle social e os dispositivos presentes no território, que oferecem espaços de discussão e construção do cuidado. O conhecimento das especificidades regionais, proporcionam ao profissional uma visão integral, fundamental na execução da clínica ampliada. Essas características tornam a formação em serviço um campo privilegiado que contempla em maior intensidade teoria e prática.
Conclusões e/ou Recomendações Sendo a residência multiprofissional em saúde da família, um formato de especialização com o diferencial de ofertar a atuação prática aliada a teoria, ressalta-se a importância desse programa na formação de profissionais qualificados para o trabalho em equipes e redes de saúde. Além disso, a presença de profissionais em formação nas instituições de saúde, também fomenta a discussão das práticas, estimulando a educação permanente das equipes.
|