SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)
|
44085 - CAMINHOS PARA INTEGRAÇÃO: QUALIFICAÇÃO DE GERENTES DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE MÁRCIA ANDRÉIA PEREIRA DA SILVA - UFRN, MARIA ALINE DA SILVA RIBEIRO - SESAP-RN, CINTHIA CARLA ALVES TEIXEIRA - SESAP-RN, DEBORAH ZULEIDE DE FARIAS MELO - UFRN, ALAINY KALIANNE LIMA DO NASCIMENTO SIMÕES - SESAP-RN, ANATÁLIA GOMES DUARTE COSTA - UFRN, MARIA LETICE BEZERRA DE LIMA - UFRN, ARTHUR ALEXANDRINO - UFRN, BÁRBARA LETÍCIA DE QUEIROZ XAVIER - UFRN
Período de Realização 24 de novembro de 2021 a 16 de dezembro de 2021.
Objeto da experiência Curso de qualificação dos gerentes da Atenção Primária à Saúde.
Objetivos Relatar a experiência de qualificação da gestão dos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS) em consonância com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Metodologia Trata-se de um relato de experiência acerca do curso de qualificação dos gerentes da APS realizado em dois municípios da Região Metropolitana do Estado do Rio Grande do Norte. O curso foi desenvolvido na modalidade semipresencial, com quatro encontros presenciais e seis encontros remotos, com carga horária total de 40h. Participaram do curso dezenove gerentes e quatro tutores que auxiliaram os participantes na resolução das atividades e compreensão dos conteúdos ministrados durante o curso.
Resultados No decorrer do curso foram discutidas as seguintes temáticas: Políticas de saúde no Brasil; princípios e diretrizes do SUS; Política Nacional de Atenção Básica; Papel do gerente na APS e importância da Vigilância em Saúde. As aulas ministradas durante os encontros utilizou metodologias ativas, partindo da problematização vivenciada no serviço, por meio de apresentações expositivas e dialogadas e com resolução de estudo de caso tendo o objetivo de estimular a reflexão do fazer do gerente na APS.
Análise Crítica Diante do exposto, é possível verificar que a construção do diálogo, o compartilhamento de saberes e de experiências entre os profissionais que participaram do curso fortaleceu o trabalho integrado e a produção do conhecimento coletivo. Nesse sentido, ao compreender as dimensões que interferem na interprofissionalidade e no processo de trabalho é possível consolidar a efetividade dos princípios do Sistema Único de Saúde e oferecer uma atenção à saúde de qualidade.
Conclusões e/ou Recomendações Portanto, o curso proporcionou a compreensão da dinâmica do território como ferramenta importante para tomada de decisões no processo de trabalho dos gerentes, assim como propiciou o entendimento de algumas atribuições que competem a esses profissionais.
|