Sessão Assíncrona


SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)

44067 - O USO DE METODOLOGIA ATIVA COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NO MUNICÍPIO DE IBICARAÍ-BAHIA
THAÍSA COSTA RODRIGUES RAMOS - SMS-IBICARAÍ, CARLOS CÉZAR SOUSA SILVA JUNIOR - SMS-IBICARAÍ, PRISCILLA ARAÚJO DOS SANTOS - SMS-IBICARAÍ, ANA GRACIELA ANDRADE MATOS OLIVEIRA - NRSUL-SESAB, ENATIANE DANTAS GOMES - SMS-IBICARAÍ, KAMILA GONÇALVES JESUS - SMS-IBICARAÍ, FERNANDA LUÍSA NASCIMENTO MACÊDO SANTOS - SMS-IBICARAÍ, BÁRBARA REGINA ALMEIDA CASTRO SANTOS - SMS-IBICARAÍ


Período de Realização
Experiência realizada em 2021 quando foi implantado o Núcleo de Educação Permanente em Saúde.

Objeto da experiência
Ações de Educação Permanente direcionadas à profissionais da Atenção Básica e Vigilância em Saúde abordando metodologia ativa de ensino-aprendizagem.


Objetivos
Relatar a experiência do Núcleo de Educação Permanente em Saúde abordando a metodologia ativa de ensino-aprendizagem no município de Ibicaraí-Bahia.

Metodologia
O Núcleo de Educação Permanente em Saúde, implantado em Ibicaraí-Bahia no ano de 2021, desenvolveu atividades em diferentes eixos, que incluíram a Educação em Serviço, Educação em Saúde e Integração Ensino-Serviço-Comunidade que por meio de metodologia ativa, fomentaram a aprendizagem que promove e produz sentido, e sugere que a mudança esteja baseada na reflexão crítica sobre as práticas, através de rodas de conversas, simulações realísticas, oficinas, cursos e outras estratégias educacionais.

Resultados
As estratégias educacionais da metodologia ativa fomentam reflexões sobre a vivência possibilitando a transformação da realidade. Sendo assim, foram realizadas oficinas sobre territorialização, apresentação da rede de atenção à saúde e rodas de conversas com representantes dos pontos da rede, encontros com as equipes de saúde da família para troca de experiências das ações realizadas com os grupos prioritários do Previne Brasil e capacitações em parcerias com Instituições de Ensino Superior.

Análise Crítica
A Educação Permanente em Saúde corresponde à Educação em Serviço, à medida que coloca a pertinência dos conteúdos e recursos para formação técnica submetidos a um projeto de mudanças institucionais ou de mudança de orientação política das ações prestadas. Logo, o que deve ser central no Núcleo de Educação Permanente em Saúde é a vinculação com a realidade mutável e mutante das ações e dos serviços de saúde, bem como sua integração política com a formação dos perfis profissionais e de serviços.

Conclusões e/ou Recomendações
A Educação Permanente abordando metodologia ativa fundamenta-se nas práticas de trabalho, na organização de fluxos e processos, nas especificidades locais e na concepção dos trabalhadores. Faz necessário que as atividades do Núcleo de Educação Permanente em Saúde sejam pautadas na concepção de educação que resulta em mudança e aprendizagem significativa, desenvolvida através de estratégias e técnicas de ensino contextualizadas e participativas.