Sessão Assíncrona


SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)

43999 - DIÁRIO DA NUTRI: ELABORAÇÃO DE DIÁRIO ALIMENTAR INTERATIVO PARA A PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO ADEQUADA E SAUDÁVEL DE CRIANÇAS ATENDIDAS EM UM AMBULATÓRIO ESCOLA
THAISE GASSER GOUVÊA - UNIFASE, AMANDA ZAMBELLI ZANELLI OLIVEIRA - UNIFASE, MARCELA MOREIRA SUITA - UNIFASE


Período de Realização
8º período do curso de Nutrição, no segundo semestre de 2021.

Objeto da experiência
Criação de diário alimentar interativo, destinado a pré-escolares e escolares atendidos(as) em Ambulatório Escola da UNIFASE.

Objetivos
Objetivou-se a construção de material educativo, elaborado a partir da criação de diário alimentar que engloba metas, pontuações e premiações destinadas a incentivar o consumo de frutas, legumes e verduras (FLV) entre pré-escolares e escolares assistidos em Ambulatório Escola UNIFASE - Petrópolis, RJ.


Metodologia
Para a construção de diário alimentar para o registro do consumo de FLV usou-se pontuações, assim distribuídas: 1 ponto a cada emoji feliz referente ao consumo de FLV; 3 pontos para novo alimento incluído e meio ponto referente a cada garrafa de água. No retorno serão concedidas medalhas de premiação de acordo com a pontuação alcançada (ouro, prata e bronze).

Resultados
O diário alimentar foi desenvolvido no formato de tabela. As colunas descrevem os dias da semana e as linhas os grupos alimentares FLV. Há espaço para registro de novos alimentos consumidos e marcação de água consumida. Na legenda, os alimentos que perfazem os grupos de FLV. Para as alunas, permitiu o olhar crítico para a realidade dessa população no âmbito individual e coletivo, a autonomia no processo ensino aprendizagem e a incorporação de novas estratégias para a promoção de saúde.

Análise Crítica
O SUS preconiza ações de promoção da saúde em prol da qualidade de vida. A educação nutricional pode colaborar na promoção do ensino e da formação de hábitos alimentares que despertem o interesse das crianças por alimentos saudáveis. Na vivência de alunas percebeu-se o baixo consumo de FLV, o que direcionou o trabalho. Ademais, tem-se a educação como ato problematizador e libertador, em espaços democráticos que acolham e valorizem alunos e usuários, tornando-os sujeitos de suas histórias.

Conclusões e/ou Recomendações
Recomenda-se que esta experiência seja inicialmente incorporada em grupos focais, praticada junto ao público de destino e tenha seus resultados analisados, de forma a possibilitar sua adequação metodógica em caso de necessidade, assim como das suas potencialidades ou fragilidades associadas à promoção da alimentação adequada e saudável neste público. Acredita-se na possibilidade futura de ampliação de seu escopo de atuação.