Sessão Assíncrona


SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)

43987 - BURNOUT EM MÉDICOS RESIDENTES DE MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
LÍVIA MARIA DE OLIVEIRA GOMES - FACULDADE DE MEDICINA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO (UFOP), ANA LUIZA LEITE RIBEIRO FREIRE - FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP), GABRIELA MENDES AGUIAR - UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ UNITAU, KAREN LEGNAME BARBOUR - FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA SANTA CASA DE SÃO PAULO, JOSÉ BENEDITO RAMOS VALLADÃO JÚNIOR - FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)


Apresentação/Introdução
A Síndrome de Burnout (SB) se desenvolve em resposta a uma exposição contínua a estressores interpessoais e gera consequências tanto na saúde e na qualidade de vida do profissional, quanto na organização e desempenho no trabalho, acarretando prejuízos no cuidado dos pacientes, com maior chance de erros médicos e menor satisfação profissional.

Objetivos
O objetivo do presente estudo é avaliar a prevalência da Síndrome de Burnout entre os médicos residentes em Medicina de Família e Comunidade.

Metodologia
O estudo foi realizado atendendo as diretrizes estabelecidas pelo PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analysis). A pesquisa foi conduzida através da busca em 8 bancos de dados acadêmicos: PubMed, EMBASE, Science Direct, Scopus, ERIC, Web of Science, Scielo, LILACS.

Resultados
Em nossa revisão sistemática, observamos que 86,7% dos estudos usaram o Maslach Burnout Inventory (MBI) como ferramenta de avaliação de burnout. A frequência de burnout preenchendo os 3 critérios variou de 6,5% a 31,8%, sendo que considerando apenas 2 critérios a frequência chega a 80%. Os indivíduos estudados estavam em idades entre 20 e 39 anos, sendo a maior parte residentes no 1o ou 2o ano de especialização.

Conclusões/Considerações
Medidas para prevenir o burnout devem ser consideradas: conversar abertamente sobre o objetivo da perfeição, que faz parte de um currículo 'escondido' da faculdade de medicina, debater sobre a possibilidade de aconselhamento a fim de se evitarem erros médicos, melhorar a comunicação entre estagiários e preceptores poderia aumentar o reconhecimento dos esforços dos estagiários, contribuindo para sua autoconfiança realização pessoal.