SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)
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43986 - VERSUS POTIGUAR: INSTRUMENTO DE PROTAGONISMO TERRITORIAL, ARTE, EQUIDADE E EDUCAÇÃO POPULAR NA GESTÃO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE PAULA ÉRICA BATISTA DE OLIVEIRA - SESAP/RN, LARISSA OLIVEIRA LIMA MACEDO - SESAP/RN, RAYANE LARISSA SANTOS DE ARAÚJO MONTEIRO - SESAP/RN, WANESSA EMANUELLE DUTRA DANTAS FIALHO - SEMJIDH, KAROLINE CÂMARA NORONHA - SESAP/RN, AVÂNIA DIAS DE ALMEIDA - SESAP/RN, LEONARDO DIEGO DA SILVA SILVEIRA - SESAP/RN, CAMILA MESQUITA SOARES - UERN, GISELMA MARIA SACRAMENTO DA ROCHA - SEMJIDH, MATHEUS MADSON LIMA AVELINO - UFERSA
Período de Realização De fevereiro a junho de 2022 na Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte
Objeto da experiência O relato traz a inserção da arte, equidade e educação popular como eixos estruturantes do VERSUS POTIGUAR, respeitando o território e seus movimentos.
Objetivos Relatar a experiência de Mossoró/RN no diálogo com a arte, equidade e educação popular no processo formativo dos viventes; Apresentar os recortes de espiritualidade e saberes populares no cuidado em saúde; Tecer as construções/desconstruções entre viventes e facilitadores a partir das experiências
Metodologia Trata-se de um relato de experiência do VERSUS Potiguar - edição Mossoró - a partir do seu diálogo com a arte, equidade e educação popular como instrumentos estruturantes no processo formativo dos viventes. O projeto foi coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública com edições em três regiões do estado. As imersões foram planejadas a partir das singularidades territoriais, com visitas externas que promoveram o diálogo entre ensino, serviço e comunidade, além das imersões internas.
Resultados O VERSUS Potiguar foi planejado para atender estudantes e movimentos sociais com vivencias no interior do estado, considerando as interfaces de gênero e sexualidade, questões étnico raciais, culturais e sociais em diálogo com o SUS. No total, a experiência de Mossoró contou com 23 viventes, 6 facilitadores e 5 técnicos da coordenação. Foram visitados serviços da zona rural e urbana, além do sistema prisional, consultório na rua, RAPS e instrumentos do controle social.
Análise Crítica O VERSUS Potiguar trouxe um diferencial na gestão da educação em saúde do RN, pois além de ter se instaurado como política de estado, possibilitou a construção coletiva de um fazer baseado na militância, no respeito à interiorização, às especificidades territoriais, aos saberes populares, a arte e às políticas de equidade e educação popular como instrumentos transversais no processo das vivências, com dispositivos críticos de reflexão e transformação entre os envolvidos.
Conclusões e/ou Recomendações O Estado do RN avançou não só no campo da educação em saúde, mas, sobretudo, no campo político e crítico de formação dos viventes. A oportunidade de sentir a força do território a partir da sua voz e de seus movimentos, tornou-se o "inédito viável" de transformação e desconstrução de quem vivenciou o VERSUS Potiguar, bem como do processo de ensino, serviço e comunidade presente no interior do estado.
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