Sessão Assíncrona


SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)

43890 - A FORMAÇÃO DE TRABALHADORES NA METODOLOGIA ATIVA COMO PROPOSTA DE VALORIZAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DO SUS
LAÍS ALVES DE SOUZA BONILHA - UFMS, ADRIANE PIRES BATISTON - UFMS, ALEXANDRE ALVES MACHADO - UNICESUMAR, ANDRÉ VINICIUS BATISTA DE ASSIS - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DR JORGE DAVID NASSER, ARTHUR DE ALMEIDA MEDEIROS - UFMS, FERNANDO PIERETTE FERRARI - UFMS, HELIZENE MOREIRA DA SILVA - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DR JORGE DAVID NASSER, MÁRCIA NAOMI SANTOS HIGASHIJIMA - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DR JORGE DAVID NASSER, NATHAN ARATANI - UFMS


Período de Realização
As atividades dos cursos de pós graduação aconteceram entre julho de 2021 e junho de 2022

Objeto da experiência
A formação de trabalhadores, em dois cursos de pós graduação, ofertados pela Escola de Saúde Pública Dr David Jose Nasser, com a cooperação da UFMS

Objetivos
O objetivo principal dos cursos foi proporcionar a formação crítico e reflexiva de trabalhadores da saúde, baseada na história e princípios do SUS, no desenvolvimento de competências para a resolução de problemas, orientada por quatro eixos: educação, cuidado, gestão e interprofissionalidade.

Metodologia
Os trabalhadores do SUS foram selecionados por edital, contemplando a multiprofissionalidade (incluindo outras áreas, em cargos de gestão), e compuseram subgrupos heterogêneos de 10 integrantes com um tutor. Participaram de atividades baseadas na aprendizagem significativa e na metacognição, em estratégias como a problematização, a aprendizagem baseada em projetos, a aprendizagem baseada em equipes e por pares. A carga horária dividiu-se entre encontros presenciais e atividades no Moodle.


Resultados
As avaliações, realizadas a cada encontro, demonstraram a importância pedagógica da formação do vínculo entre os participantes dos grupos e tutores. Foi relatada a possibilidade de reprodução das atividades do curso nos serviços. Houve a valorização da metodologia ativa, que produziu desconforto e descoberta, pelo olhar crítico para os próprios processos de trabalho, e que culminaram nos projetos de intervenção, propostas, a partir do diagnóstico local, para a qualificação do SUS.

Análise Crítica
A formação de trabalhadores da saúde baseada na aprendizagem significativa e na metacognição, desenvolvida em grupos tutoriais, favorecendo a interação, a aprendizagem entre pares e, incluindo a aprendizagem baseada em projetos de intervenção sobre as realidades de trabalho, é capaz de desenvolver as competências necessárias para o trabalho no SUS e, principalmente, produzir o desconforto para a proposição de mudanças em sua defesa e qualificação.



Conclusões e/ou Recomendações
Um dos caminhos possíveis para o SUS que desejamos ter, que seja universal, equânime, estatal, integral e devidamente financiado, para o usufruto de todo o cidadão brasileiro, consiste no investimento da formação, em grande escala, dos trabalhadores da saúde, com a metodologia adequada, crítica, reflexiva, promotora de desconforto e propulsora de mudanças, superando-se a prática de transmissão de informações para sujeitos passivos.