Sessão Assíncrona


SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)

43866 - EIXO ÉTICO-HUMANÍSTICO E A ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA DE CUIDADO AOS RESIDENTES EM SAÚDE
MARINA FENICIO SOARES BATISTA - ESPPE, SES-PE, CINDY AVANI SILVA CEISSLER - ESPPE, SES-PE, TELMA MARIA ALBUQUERQUE GONÇALVES DE MELO - ESPPE, SES-PE, MARIA DO SOCORRO MALAFAIA - ESPPE, SES-PE, LORENA ALBUQUERQUE DE MELO - ESPPE, SES-PE, JAQUELINE FRANCISCA DOS SANTOS - ESPPE, SES-PE, VILMA DORNELAS DA SILVA - ESPPE, SES-PE, CÉLIA MARIA BORGES DA SILVA SANTANA - ESPPE, SES-PE


Período de Realização
O Eixo Ético-humanístico acontece nos 2 anos da residência e este refere-se de março a maio de 2022.


Objeto da experiência
Estratégia pedagógica intitulada Eixo Ético-humanístico da Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva com ênfase em Gestão de Redes (PRMSC-Redes).


Objetivos
Caracterizar atividades realizadas no eixo ético-humanístico enquanto estratégia pedagógica de cuidado para os 56 Residentes distribuídos em 8 Regiões de Saúde do PRMSC-Redes da Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE).

Metodologia
Um dos eixos estruturantes da residência abrange a dimensão ética e humanista, considerando a subjetividade envolvida em toda ação humana. Assim, o Eixo ético-humanístico propõe uma auto-organização de residentes para vivenciarem atividades diversas de aproximação com a arte, passeios, atividade física, práticas de cuidado de saberes tradicionais e PICs. Além da vivência, há a troca de relatos reflexivos na plataforma de aprendizagem virtual, os quais subsidiaram a construção deste relato.


Resultados
Algumas atividades aconteceram em ateliês de Mestres ceramistas, Mestres da cultura popular local; idas ao Circo; exercícios sobre as dores lombares em praças públicas; encontros para aprender a técnica do crochê com partilhas sobre memórias; rodas de conversa com aplicações de aurículo acupuntura e escalda pés realizadas no serviço de saúde; participação em cine-debate; shows de forró; visita à Farmácia viva e fitoterápicos da cidade; documentários com pizza e pipoca, entre outras.

Análise Crítica
A proposta visa ampliar o conceito pedagógico de diversidade epistemológica como ação dialógica de saberes, que envolvem as práticas interdisciplinares dos residentes em saúde. As 60 horas semanais provocam nos residentes uma estafa constante que os faz sentir sem tempo para si mesmos em meio ao cotidiano intenso de produção. Assim, este eixo, possibilita um respiro na rotina para que possam parar e olhar para si mesmos com as atividades de lazer e autocuidado em grupo.


Conclusões e/ou Recomendações
Entende-se que a ampliação nas visões epistêmicas de racionalidade em saúde no fazer pedagógico implica proporcionar espaços de intervenção de descolonização do pensar através de hábitos mais humanos, de encontros de corpos, subjetividades e indivíduos. Assim, ampliar processos de subjetivação na formação em saúde, baseados no desejo e na identidade de indivíduos pensantes, possibilita novos paradigmas de cuidado e de vivências em coletivo.