SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)
|
43816 - EGRESSOS DA RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM EM SAÚDE DA FAMÍLIA LOTADOS COMPLEXO DO ALEMÃO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO/RJ ANGELA FERNANDES LEAL DA SILVA - SMS/RJ, ALUÍSIO GOMES DA SILVA JUNIOR - UFF
Apresentação/Introdução A residência em enfermagem em saúde da família foi implantada em 2015 pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS/RJ). As atividades de formação em serviço são desenvolvidas em unidades de atenção primária, dentre estas, uma Clínica de Família com características docente-assistencial que potencializa a integração ensino-serviço-comunidade situada no Complexo do Alemão.
Objetivos Analisar o perfil dos egressos e o nível de satisfação quanto ao processo formativo da residência em enfermagem em saúde da família no Complexo do Alemão sob a ótica do egresso.
Metodologia Estudo descritivo, com abordagem quantitativa, realizado com os egressos da residência em enfermagem em saúde da família da cidade do Rio de Janeiro/RJ. Os dados foram coletados no período de dezembro de 2019 e janeiro de 2020 através de questionário autoaplicável por meio da ferramenta Google Forms e, posteriormente, tabulados e analisados em planilhas do Microsoft Excel®. Foram incluídos os residentes que concluíram sua formação no período de 2017 a 2019 e excluídos os que não concordaram em participar da pesquisa. O projeto foi submetido e aprovado pelo Comitês de Ética em Pesquisa da SMS/RJ, parecer n.º 3.650.158.
Resultados Os egressos são predominantemente do gênero feminino (81,8%; n=9), com idade menor que 30 anos (72,7%; n=8), oriundos de graduação em instituições públicas (90,9%; n=10). A maioria (90,9%; n=10) dos egressos começou a atuar na APS do município até seis meses após a conclusão da residência. Quanto ao grau de satisfação desses em relação à residência em questão, ao somar os percentuais, 81,8% (n=9) estavam muito satisfeitos ou satisfeitos, já 9,1% (n=1) estava insatisfeito e 9,1% (n=1) declarou ser indiferente. “O grau de influencia do curso na prática profissional foi expresso como ‘muito influenciada’ ou ‘totalmente influenciada’” por 100% dos egressos (n=11).
Conclusões/Considerações Este estudo identificou alguns aspectos do perfil dos enfermeiros de família egressos da residência inseridos no cenário de prática do Complexo do Alemão que podem auxiliar na formulação de estratégias para o processo formativo, apesar de se limitar a uma região específica. Os resultados evidenciam bom nível de satisfação com a residência e grande influência na prática profissional dos egressos.
|