Sessão Assíncrona


SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)

43747 - SUPERANDO A LÓGICA BIOMÉDICA: A EXPERIÊNCIA DA IMPLANTAÇÃO DA DISCIPLINA “SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA” NO CURRÍCULO DO CURSO DE FONOAUDIOLOGIA DA UFBA
VLADIMIR ANDREI RODRIGUES ARCE - UFBA, DESIRÉE DE VIT BEGROW - UFBA, MABILE FRANCINE FERREIRA SILVA - UFBA, MARCUS VINICIUS BORGES OLIVEIRA - UFBA


Período de Realização
Setembro de 2020 a dezembro de 2020


Objeto da experiência
Disciplina optativa criada e ofertada no Semestre Letivo Suplementar da Universidade Federal da Bahia

Objetivos
Analisar a experiência da oferta da disciplina que buscou apresentar e discutir aspectos teóricos e práticos que envolvem o cuidado à saúde da pessoa com deficiência (PCD) na perspectiva do modelo social da deficiência, e discutir a importância desses conteúdos na formação em Fonoaudiologia.

Metodologia
Disciplina remota, com atividades síncronas e assíncronas, tendo usuários e pesquisadores facilitando os eixos: 1. Conceitual, abordando Deficiência, Capacitismo e Direitos das PCD; 2. Práticas e Cuidados, discutindo Políticas, Modelos e Perspectivas de Reabilitação, e o trabalho interprofissional com PCD; 3. Pessoas/Movimentos Sociais, discutindo a história da luta de PCDs, a deficiência no Ensino Superior e a interseccionalidade com raça e gênero. Houve integração com atividade extensionista.

Resultados
Ao menos 50 estudantes de 06 cursos concluíram a disciplina, maioria de Fonoaudiologia. 07 profissionais de um Centro Especializado em Reabilitação também participaram como extensionistas. Houve integração de docentes de áreas clínicas e da saúde coletiva e intensa participação dos estudantes nas discussões síncronas e na produção de fóruns, wikis e painéis criativos, que dialogicamente contribuíram com suas vivências ligadas à temática, construindo conjuntamente o seu caráter anti-capacitista.

Análise Crítica
Na Fonoaudiologia prevalece a abordagem biomédica da deficiência e, embora no curso da UFBA haja espaços críticos a essa perspectiva, foi neste componente que se viabilizou uma síntese crítica teórico-prática em torno do tema. A participação de PCDs falando de si foi ponto alto, colaborando para promover uma necessária reflexão sobre o papel histórico da Fonoaudiologia no cuidado a esta população. A integração de estudantes e profissionais qualificou a aprendizagem, aproximando teoria e prática.

Conclusões e/ou Recomendações
Verifica-se a importância da incorporação dos conteúdos trabalhados nessa disciplina no currículo do curso, visando a superação de modelos e perspectivas de reabilitação que, ao se restringirem a uma perspectiva biomédica, prescindem do caráter social e cultural que são fundamentais para a discussão contemporânea sobre a saúde da pessoa com deficiência.