SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)
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43664 - RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE ENCONTROS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE RESIDENTES MULTIPROFISSIONAIS EM SAÚDE DA FAMÍLIA E COMUNIDADE DE UM CENTRO DE SAÚDE EM FLORIANÓPOLIS/SC FELIPE DELGADO DUARTE - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DE FLORIANÓPOLIS, LARISSA SCHEEREN THOMAS - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DE FLORIANÓPOLIS, LAYS SOUZA DE OLIVEIRA - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DE FLORIANÓPOLIS, CAROLINA GESSINGER BERTÓ - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DE FLORIANÓPOLIS, TÉO FRONZI RODRIGUES - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DE FLORIANÓPOLIS, NATÁLIA DE SOUZA CUNHA - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DE FLORIANÓPOLIS
Período de Realização Compreende o período entre maio de 2021 a maio de 2022.
Objeto da experiência Seminário integrado de residentes multiprofissionais em saúde da família e comunidade de um centro de saúde em Florianópolis, Santa Catarina.
Objetivos Descrever o processo de ensino-aprendizagem no decurso de encontros de residentes por meio de apresentação de seminários temáticos e discussão de casos clínicos em um escopo interprofissional.
Metodologia Relato de experiência sobre encontros de ensino-aprendizagem de Residentes da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade da Escola de Saúde Pública de Florianópolis/SC. Participaram 22 residentes das áreas de educação física, enfermagem, fisioterapia, nutrição, serviço social, medicina e farmácia. Foram encontros semanais, por duas horas em 2021, com 24 encontros, e quatro horas em 2022, com 11 encontros, expondo atividades teórico-práticas e discussão de casos clínicos.
Resultados Os encontros transcorreram a partir de demandas fragilizadas na prática profissional. Cada residente ficou responsável por pelo menos um tema, o cronograma de temas foi elencado a partir da sua relevância para a prática multiprofissional, por exemplo, dor crônica, comunicação não violenta e segurança do paciente. Os casos clínicos foram selecionados com base nas vivências dos residentes e posteriormente apresentados nos encontros para a determinação do projeto terapêutico singular do paciente.
Análise Crítica O regimento interno do programa de residência garante espaço para reuniões interdisciplinares, onde o processo de trabalho pode ser potencialmente construído e reconstruído no cotidiano da Atenção Primária em Saúde, seja através de planejamento de ações no território, discussões de casos ou propiciando educação permanente em saúde. A abordagem interprofissional desenvolve o raciocínio clínico e aumenta a resolutividade, possibilitando diferentes abordagens na conduta ao atendimento do paciente.
Conclusões e/ou Recomendações A experiência mostrou-se exitosa, o conhecimento adquirido longitudinalmente aos encontros refletiu no enriquecimento da prática laboral, com fortalecimento do vínculo entre residentes, além de propiciar uma prática mais segura, humanizada e integral. Recomenda-se que encontros multiprofissionais sejam estimulados, pois o programa tem duração de dois anos e a rotatividade de alunos retroalimenta o processo de ensino-aprendizagem em saúde.
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