Sessão Assíncrona


SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)

43654 - ENSINO-APRENDIZAGEM SOBRE COMPETÊNCIAS COLABORATIVAS PARA ADOÇÃO DA INTERPROFISSIONALIDADE NA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA E COMUNIDADE
CRISTIANO GIL REGIS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE (UFAC), LUCAS SILVA DE ARAÚJO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE (UFAC), MILLENA ARAÚJO CALISTA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE (UFAC), SAFIRA ALMEIDA DENE - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE (UFAC), HERLEIS MARIA DE ALMEIDA CHAGAS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE (UFAC)


Período de Realização
01 a 29 de julho de 2021

Objeto da experiência
Ensino-aprendizagem sobre competências colaborativas no contexto da residência multiprofissional em saúde da família e comunidade.

Objetivos
Relatar a experiência de ensino-aprendizagem sobre competências colaborativas durante o processo de reformulação do projeto pedagógico (PP) do Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde da Família e Comunidade (RMISFC) da Universidade Federal do Acre (UFAC).

Metodologia
Para contribuir com a adoção da interprofissionalidade na RMISFC, oficinas foram conduzidas por um docente com experiência em educação interprofissional e três estudantes de enfermagem. Participaram docentes, preceptoras, egressas da RMISFC e gestoras estaduais. Estudo individual e preenchimento de formulário eletrônico com impressões e dúvidas sobre as competências colaborativas precederam os cinco encontros virtuais, que privilegiavam o diálogo e a elaboração coletiva de texto base para o PP.

Resultados
A matriz de competências do Canadian Interprofessional Health Collaborative foi traduzida coletivamente e adaptada à realidade da RMISFC e do Acre. Cada descritor foi analisado e discutido separadamente, em relação ao seu domínio de competência e a partir das vivências dos participantes. O produto das oficinas foi o texto base que constará no PP, contendo o resumo das competências colaborativas e sua inserção no PP, e que dará suporte a docentes, preceptores e residentes na implantação do PP.

Análise Crítica
As dificuldades de ensinar-aprender sobre competências colaborativas foram minimizadas com uso de metodologias ativas e abordagem dialógica, apesar das limitações do ensino virtual. O compartilhamento de percepções, ideias, vivências e sentidos em um grupo multiprofissional e com membros em diferentes momentos formativos e diferentes papéis na RMISFC configurou a aprendizagem compartilhada. Além do aprendizado sobre competências colaborativas, foi possível desenvolvê-las, mesmo que inicialmente.

Conclusões e/ou Recomendações
A adoção da interprofissionalidade pelas residências multiprofissionais é fundamental para a reorientação do trabalho em equipe numa perspectiva interprofissional e colaborativa no Sistema Único de Saúde. Além de estar alinhado com os marcos teóricos e metodológicos da interprofissionalidade, esse processo deve abranger a formação dos atores envolvidos, de forma interativa e garantindo a participação ativa das diversas profissões da saúde.