SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)
|
43579 - USO DO GUIA ALIMENTAR COMO BASE PARA AS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE DE UM ESTÁGIO DE NUTRIÇÃO EM SAÚDE COLETIVA ELUÁ BENEMÉRITA VILELA NASCIMENTO - CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DA BAHIA, LARISSA SANTANA RANGEL - CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DA BAHIA, JAMILE ANDRADE DOS SANTOS - CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DA BAHIA, TATIANA SANTOS NUNES - CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DA BAHIA, LUCAS DE ALMEIDA SILVA - CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DA BAHIA, MARILENE SANTOS DE SOUZA - CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DA BAHIA
Período de Realização As atividades foram realizadas no período de abril a junho de 2022.
Objeto da experiência Educação Nutricional com usuário da Atenção Primária utilizando Guia Alimentar para População Brasileira
Objetivos Sensibilizar usuários da uma Unidade Básica de Saúde sobre a alimentação saudável, usando o Guia Alimentar. Gerar conhecimento, habilidade e autonomia promovendo uma rotina alimentar adequada reduzindo patologias relacionadas a má alimentação e aumentando a qualidade de vida.
Metodologia Foram desenvolvidas atividades práticas de educação e saúde, como monte seu prato, onde os pacientes tinham montavam seu prato habitual e eram realizadas orientações de qualificação da alimentação, Atividades explicando alimentos in natura, processados e ultra processados, e de orientações nutricionais, sobre alimentos que atrapalham e promovem cicatrização, alimentos ruins para o autismo, e, sobre obesidade infantil e qualificação alimentar
Resultados As atividades tiveram boa aceitação pelo público que interagia tirando dúvidas e trazendo relatos individuais. Dessa forma, as ações se tornaram ainda mais gratificantes, pois além de conseguirmos desenvolver habilidades de comunicação, proatividade e segurança no nosso trabalho, sentimos que conseguimos agregar positivamente na vida dos pacientes, ajudando a modificar os hábitos alimentares e sanando algumas dúvidas relacionadas à alimentação de qualidade.
Análise Crítica O Guia Alimentar tem princípios e diretrizes do Marco das Referência de Educação Alimentar e Nutricional para Políticas Públicas. Foi usado como base para desenvolver as atividades educativas, e explicativas realizadas na Unidade Básica de Saúde, visando trazer para os usuários presentes naquela unidade, a importância do guia alimentar no seu dia a dia e como usar as informações contidas nele no dia a dia. A educação em saúde é importante ferramenta no SUS e deve ser realizada e estimulada.
Conclusões e/ou Recomendações O relato teve resultado satisfatório das ações educativas com apresentações, palestras e atividades lúdicas feitas na USB. As ações desenvolvidas foram estruturadas buscando desenvolver conhecimento, e, respeitando os critérios e as referências do público. O s materiais e métodos visavam melhorar a visão do público e tirar dúvidas. Além de ter proporcionado aos estudantes importante compreensão sobre a educação em saúde como ferramenta no SUS
|