Sessão Assíncrona


SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)

43557 - REIKI E OS ESPAÇOS DE FORMAÇÃO NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO
FERNANDA DA MOTTA AFONSO - UERJ, FÁTIMA SUELI NETO RIBEIRO - UERJ, CAMILA FERREIRA - UERJ


Apresentação/Introdução
A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PNPIC) de 2006, propiciou a inclusão de Reiki nas unidades de saúde do SUS. Reiki consiste no cuidado em saúde através da canalização da energia vital por meio da imposição de mãos. A falta de instrumentos indutores desta política reside na falta de financiamento e de estratégias de capacitação.

Objetivos
Identificar e caracterizar os cursos de formação em Reiki no município do Rio de Janeiro no ano de 2021.

Metodologia
O estudo se deu através de consulta à plataforma Google entre abril e julho de 2021 com a palavra-chave “curso reiki rio de janeiro-rj”. Foram identificados os cursos cujas instituições apresentavam sede no município do Rio de Janeiro. Foi adotado um formulário padronizado com 48 campos e análise descritiva dos dados. Este Trabalho compõe o estudo multicêntrico “Forma PICS-Brasil‘‘.


Resultados
Nenhum curso de Reiki foi identificado nas Universidades ou nas Secretarias de Saúde. As 20 instituições privadas no município do Rio de Janeiro ofereciam 53 tipos de cursos de Reiki, 83% destes seguindo a tradição Usui Reiki Ryoho, sendo 30,19% o nível 1, 22,64% ofereciam o nível 2 e 28,3% o nível 3. Quanto ao material didático, 52,83% relatavam oferecer. Desses 47,17% ofereciam atividade prática ou estágio e apresentavam conteúdo/ementa 54,72%. Apenas 10 cursos (18,86%) mencionaram oferecer conteúdos ligados à estrutura do SUS e/ou à PNPIC. E 13,20% referiu a oferta de laboratório/consultório. Em oito instituições (40%) eram oferecidos outros tipos de curso, além do Reiki.


Conclusões/Considerações
Cursos oferecidos por Universidades e Secretarias de Saúde não foram identificados na pesquisa. Cursos privados em Reiki apresentam muita variabilidade de carga horária e suporte de ensino, configurando ônus ao profissional de saúde que, em sua grande parte, tem sido o ator responsável pela implementação e ampliação das PICS no SUS. A responsabilidade dos órgãos públicos com a PNPIC necessita de estratégia de formação consistente em Reiki.