Sessão Assíncrona


SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)

43456 - VER-SUS POTIGUAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOB A PERSPECTIVA DA FACILITAÇÃO
CARLA LUIZA CÂNDIDO DE CARVALHO FREIRE - SESAP/RN


Período de Realização
A experiência das vivências ocorreu entre o período de 03 à 09 de Junho de 2022

Objeto da experiência
VER-SUS Potiguar, projeto implementado pela SESAP/RN, em parceria com instituições públicas de ensino em saúde, URSAPS e cooperação da Rede Unida

Objetivos
Objetiva-se relatar a vivência como facilitadora no VER-SUS Potiguar, uma das estratégias para compor uma Rede Potiguar de Educação Permanente em Saúde

Metodologia
Metodologia de imersão de 27 estudantes da área da saúde, durante 07 dias, nos diversos territórios e dispositivos de saúde de municípios que compõem a 5ª região. Para mediar esse processo, contou-se com o apoio de 05 facilitadores, membros da comissão de organização e convidados(as). Além disso, promoveu-se rodas de conversa, palestras e leituras referentes aos temas e visitas que constituíam a programação

Resultados
A vivência na 5ª região de saúde ocorreu durante 07 dias nos diversos dispositivos de assistência à saúde, comunidade quilombola e cigana, bem como, movimentos sociais. Nesse período, destacou-se também a interface entre saúde, cultura e arte, evidenciando a importância dos projetos realizados nas comunidades. Além disso, estimulava-se reflexões em grupo acerca das fragilidades e potencialidades do Sistema Único de Saúde visualizadas a partir das visitas.

Análise Crítica
A vivência proporcionada pelo VER-SUS Potiguar promove a aproximação dos estudantes e facilitadores com diferentes realidades e contextos que, em geral, não são comtemplados na formação acadêmica. De modo paralelo, estimula uma análise crítica e interdisciplinar dos participantes. Ainda, se propõe a fortalecer o movimento de interiorização da formação, fenômeno relativamente recente na história do Brasil.

Conclusões e/ou Recomendações
O projeto se estabelece como um importante mecanismo e espaço de formação interdisciplinar comprometido ética e politicamente com a transformação da realidade. No entanto, encontra limitações para sua consolidação a depender da conjuntura político-econômica.