SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)
|
43386 - ESTÁGIO DE DOCÊNCIA ASSISTIDA EM AMBIENTE VIRTUAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOCENTE REALIZADO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 PAULA BEATRIZ DE SOUZA MENDONÇA - DOUTORANDA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (PPGSC/UFES)
Período de Realização Estágio em componente curricular no período de 06/09/2020 a 19/12/2020
Objeto da experiência Estágio de docência assistida de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva em componente da área da saúde
Objetivos Apresentar um relato de experiência sobre o estágio de docência assistida em ambiente virtual e o processo de ensino-aprendizagem docente realizado durante a pandemia de COVID-19
Metodologia Relato de experiência vivenciado durante o estágio de docência assistiva de 2020.6 em um componente teórico-prático em uma unidade de saúde do Distrito Sanitário Oeste de Natal/RN. A proposta de ensino foi pautada na vivência dos alunos avaliados a partir de um projeto de intervenção, avaliação interativa e portfólio. Para isso, contou com a interlocução de tutores, preceptores e estagiário de docência. Devido ao contexto pandêmico o componente precisou ser adaptado ao ambiente virtual.
Resultados Foram realizadas aulas síncronas via Google Meet com 32 alunos do segundo semestre dos cursos de odontologia, farmácia, medicina e enfermagem. A unidade de saúde foi apresentada a partir de vídeos e de forma descritiva pelos preceptores de modo a apresentar os determinantes sociais e serviços realizados para a comunidade. Adotaram-se metodologias ativas de ensino como jogos e júri simulado para mediar as discussões. Realizou-se uma cartilha e um vídeo como intervenção ao contexto pandêmico.
Análise Crítica As metodologias de ensino-aprendizagem precisaram ser adaptadas a modalidade remota em um curto período para a retomada do ensino na formação superior. Modular um componente curricular teórico-prático que é integralmente realizado em uma unidade de saúde ao modelo virtual foi um processo desafiador para o estágio à docência. De igual modo, possibilitou aplicar os ensinamentos adquiridos durante o mestrado à prática profissional, tornando-se uma estratégia importante para a formação docente.
Conclusões e/ou Recomendações A realização do estágio em ambiente virtual exigiu constante avaliação das metodologias e estratégias de ensino adotadas para o novo formato. Houve um grande esforço de todos os envolvidos de maneira a atingir êxito no processo de formação dos alunos. Os resultados alcançados no projeto de intervenção dos alunos para a unidade de saúde demonstram que mesmo com os desafios do ensino remoto foi possível alcançar os objetivos do componente.
|