Sessão Assíncrona


SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)

43346 - RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM CLÍNICA DA PESSOA E DA FAMÍLIA: CONSTRUÇÃO COLETIVA PARA OFERTA DE CUIDADO AMPLIADO EM SAÚDE NA COMUNIDADE
PAULA RAIZZA DA SILVA MARINHO - ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA, CINTIA CAMPOS DOS SANTOS - ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA, GABRIELA LADEIA CIRNE - ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA, ANTONIO MAURICIO RODRIGUES BRASIL - ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA, TABATA CERQUEIRA NASCIMENTO NOBRE - ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA


Período de Realização
Relato de experiência realizado com base nas atividades ocorridas entre março de 2021 a maio de 2022.

Objeto da experiência
Atividades desenvolvidas no programa de residência que proporcionam a interação da equipe multiprofissional na Atenção Primária

Objetivos
Descrever a experiência sob o olhar dos residentes multiprofissionais em saúde durante as atividades desenvolvidas no âmbito da residência na Atenção Primária, enfatizando os desafios e aprendizados adquiridos.

Metodologia
A residência possui carga horária de 60h semanais, com duração de 2 anos e atividades realizadas no Complexo Comunitário Vida Plena-CCVP, uma unidade docente assistencial localizada no bairro de Pau da Lima, Salvador-BA que atende cerca de 6.000 famílias. As atividades foram realizadas pelos residentes do programa de Residência Multiprofissional em Clínica da Pessoa e da Família, com uma equipe composta por enfermeiros, psicólogos e fisioterapeutas, sob orientação de seus respectivos preceptores.

Resultados
As práticas desenvolvidas contemplaram diversos níveis de aprendizado, dentre eles: ações de promoção de saúde com foco na qualidade de vida, reabilitação, educação em saúde, escuta ativa e qualificada, ambiência, acolhimento das demandas biopsicossociais, compartilhamento de conhecimento específico de uma categoria com as demais, ampliando o conhecimento, troca entre a equipe multiprofissional e o olhar multidimensional para o indivíduo.

Análise Crítica
A residência desenvolve atividades com objetivo tornar o discente um sujeito ativo na aprendizagem, mas, em alguns momentos há a falta de comunicação entre as categorias profissionais, prática por vezes influenciada pela herança do modelo de saúde hospitalocêntrico que valoriza a segmentação da atuação de cada especialidade, impactando no processo de trabalho, além da grande demanda para poucos profissionais, que prejudica o planejamento de estratégias que possam abarcar as necessidades de todos.

Conclusões e/ou Recomendações
O programa de residência possibilitou um grande aprendizado efetivando na prática os conhecimentos sobre o Sistema Único de Saúde, a Política Nacional de Humanização, desenvolvimento da comunicação em equipe e as condutas assistenciais, reforçando o desenvolvimento de um olhar multidimensional, fortalecendo a ideia de compreender o ser em suas dimensões: biológica, psicológica, social e espiritual.