Sessão Assíncrona


SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)

43344 - WEBSIMPÓSIOS COMO FERRAMENTA NO PROCESSO FORMATIVO NA ATENÇÃO BÁSICA E DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE EM GERAL NO ÂMBITO DA PANDEMIA EM MINAS GERAIS
MARIANA ABREU CAPORALI DE FREITAS - NÚCLEO DE TELESSAÚDE FM UFMG, MG, ALANEIR DE FÁTIMA DOS SANTOS - NÚCLEO DE TELESSAÚDE FM UFMG, MG, MARIA APARECIDA MIRANDA DA SILVA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, UFMG, MG, MARIA DO CARMO BARROS MELO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, UFMG, MG, ROSÁLIA MORAIS TORRES - CENTRO DE TECNOLOGIA EM SAÚDE (CETES FM UFMG), MG


Período de Realização
Websimpósios promovidos de março a setembro de 2021

Objeto da experiência
Dois websimpósios com temática referente à situação atual e os principais desafios do enfrentamento à Covid-19 na Atenção Primária.

Objetivos
Apresentar o processo de construção e a avaliação de conhecimento resultante de dois websimpósios promovidos pelo Núcleo de Telessaúde da Faculdade de Medicina da UFMG (NUTEL FM/UFMG) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e outras relevantes instituições de ensino.

Metodologia
Os websimpósios foram construídos a partir da colaboração entre o NUTEL, a SES-MG e universidades mineiras. Foi feita a seleção de temas, convidados e definições gerais sobre a viabilização do evento. Os dados foram estruturados a fim de serem apresentados contemplando: temas, período de realização, quantitativos de visualizações no YouTube por dia de evento, inscritos, municípios participantes e a avaliação de conhecimento sobre o tema antes e depois de cada dia de evento.

Resultados
O 1º websimpósio “Pandemia da Covid-19 na APS” teve 208 inscritos e o 2º “Acompanhamento de usuários após infecção por Covid-19 na APS” teve 606. Havia duas questões na lista de presença que permitiam comparar como o participante julgava ser o seu conhecimento sobre o tema, antes e depois do evento, em escala Likert. Evidenciou-se uma melhoria na avaliação do conhecimento sobre o tema após cada um dos dias de evento.

Análise Crítica
A variação percentual positiva do nível 4 (Muito Satisfeito) é muito significativa em todos os dias de evento. De igual modo, observa-se que muitos participantes deixam de considerar seu conhecimento como “Regular” e passam a considerá-lo como “Satisfatório” ou “Muito Satisfatório” após o evento. Por se tratar de eventos em que o público-alvo são profissionais da área da saúde, especialmente da APS, e estudantes, presume-se que a maior parte deles já possuem algum conhecimento sobre o tema abordado.

Conclusões e/ou Recomendações
Evidencia-se o potencial das atividades de teleducação durante a pandemia, enquanto ferramenta de atualização e capacitação dos profissionais de saúde da APS. Resta claro que as ferramentas de teleducação colaboram com a educação continuada dos profissionais de saúde, possibilitando o acesso à conteúdos relevantes ao enfrentamento da pandemia em sua área de atuação, sobretudo nos momentos em que o distanciamento social se faz necessário.