Sessão Assíncrona


SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)

43338 - INTERAÇÃO COMUNITÁRIA E ODONTOLOGIA NA UFSC: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO RETORNO ÀS ATIVIDADES PRESENCIAIS NA DISCIPLINA ODONTOLOGIA EM SAÚDE COLETIVA
ARTUR MECABO - UFSC, ACYR HELVECIO DE MELLO - UFSC, ANA BEATRIZ DA COSTA PERES - UFSC, BÁRBARA MARCILIO DUARTE - UFSC, CARLOS HENRIQUE HORST BIANCHIN - UFSC, EDUARDA CAROLINA RONCHI HERMANN - UFSC, LEONARDO HILLESHEIM - UFSC, DANIELA LEMOS CARCERERI - UFSC


Período de Realização
Os módulos condensados foram desenvolvidos entre agosto-novembro de 2021 e fevereiro-maio de 2022.

Objeto da experiência
Relevância da integração ensino-serviço-comunidade na formação de cirurgiões-dentistas durante a pandemia de covid-19.

Objetivos
Relatar a participação de alunos de graduação em Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na disciplina Odontologia em Saúde Coletiva, ministrada na 6ª fase do curso, pertencente ao eixo pedagógico de Interação Comunitária.

Metodologia
Foram desenvolvidas ações de promoção da saúde e prevenção de doenças em uma Escola Básica Municipal da área de abrangência da Unidade Básica de Saúde (UBS) Saco Grande. As atividades foram desenvolvidas no âmbito do Programa Saúde na Escola (PSE), de forma online e presencial sob supervisão docente, e em parceria com a equipe de saúde bucal (ESB) e a equipe de saúde da família. Utilizou-se o índice de necessidade de tratamento odontológico (INTO) para encaminhar as crianças à UBS de referência.

Resultados
Um total de 650 crianças participou de atividades educativas, escovação supervisionada e recebeu kits de higiene bucal. As atividades incluíram 3 cartazes, 1 maquete, 1 feira de alimentos, 1 experiência científica sobre cárie dentária, 1 visita do Grêmio da escola à UFSC, 1 ação sobre os impactos do bullying e reuniões com professores e gestores que permitiram conhecer, interagir e aprender sobre o PSE. Das 310 crianças examinadas 62% apresentaram necessidades de tratamento odontológico.

Análise Crítica
Encontramos uma vida escolar onde no início as crianças usavam máscaras, os sorrisos estavam ocultos e a alegria dava lugar ao medo da COVID-19. Nas aulas online havia poucas crianças e os educadores organizavam o retorno presencial seguro. A vivência foi marcada pelo aprender-fazendo crítico-reflexivo. As necessidades não eram somente de saúde bucal, mas de estar presente e se sentirem ouvidos. Vivenciamos uma troca significativa com a escola, aproximando os grupos e impactando a todos.

Conclusões e/ou Recomendações
O retorno às atividades presenciais trouxe o desafio de adaptação ao “novo normal”. A atuação descontinuada da ESB na escola durante a pandemia afetou a saúde bucal dessa comunidade. Destacamos a importância de um PSE amplo e contínuo, multiprofissional, focado na prevenção de agravos e na promoção da saúde. A disciplina capacitou para o trabalho coletivo cotidiano e a buscar alternativas para atuação no mundo da saúde na escola.