Sessão Assíncrona


SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)

43326 - AS XANANAS POTIGUARES: TERRENO FÉRTIL PARA O FORTALECIMENTO DA REDE DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NO RN
SONIA MARIA FERNANDES DA COSTA SOUZA - SESAP, CLÁUDIA FREDERICO DE MELO - SESAP, MAURA VANESSA SILVA SOBREIRA - UERN, ROSÂNGELA DINIZ CAVALCANTE - UERN, DANIELE VIEIRA DANTAS - -, MARIA RITA DE CÁSSIA MACÊDO - -, GRINÁURIA DE SOUSA MAIA PORTO - SESAP, FRANCISCO MAXWELL CARVALHO DA SILVA - SESAP, JULINEUDA BEZERRA LEÃO - SESAP, JOÃO MARCOS DA SILVA LIMA - SESAP, SONIA MARIA FERNANDES DA COSTA SOUZA - SESAP, CLÁUDIA FREDERICO DE MELO - SESAP, MAURA VANESSA SILVA SOBREIRA - UERN, ROSÂNGELA DINIZ CAVALCANTE - UERN, DANIELE VIEIRA DANTAS - -, MARIA RITA DE CÁSSIA MACÊDO - -, GRINÁURIA DE SOUSA MAIA PORTO - SESAP, FRANCISCO MAXWELL CARVALHO DA SILVA - SESAP, JULINEUDA BEZERRA LEÃO - SESAP, JOÃO MARCOS DA SILVA LIMA - SESAP


Período de Realização
O período do curso de especialização foi de Dezembro de 2021 a novembro de 2022.


Objeto da experiência
O Curso de Especialização em Educação Permanente em Saúde que envolve os atores da Rede Estadual de Educação Permanente em Saúde do RN.


Objetivos
Compartilhar a experiência inovadora vivenciada durante o processo de qualificação de profissionais integrantes dos grupos tutoriais do curso de Especialização em Educação Permanente em Saúde norteriograndense.

Metodologia
A proposta pedagógica é orientada pelos princípios do construtivismo e os fundamentos da pedagogia da alternância, reconhecendo o indivíduo como agente ativo de seu próprio conhecimento, reconstruindo significados, definindo sentidos e representações da realidade de acordo com suas experiências e vivências. A modalidade de ensino semipresencial, abrange sete eixos de aprendizagem, para mais de trinta profissionais, utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem da Escola de Saúde Pública do RN.


Resultados
O Fortalecimento dos coletivos de EPS nas oito regiões de saúde do estado do RN, tendo como ferramenta os Projetos de Intervenção que estão sendo construídos a partir dos territórios e das necessidades evidenciadas pelos coletivos dos profissionais de saúde, corroborando melhorias na área da gestão do trabalho e da educação na saúde, bem como potencializar a regionalização e a valorização do SUS. Além disso, o curso promove idas e vindas constantes, afetando e movendo os envolvidos.

Análise Crítica
A intencionalidade de potencializar coletivos de EPS se apresenta como um grande desafio, em função das complexidades relacionadas ao mundo do trabalho e as afetações dos sujeitos envolvidos, visto que a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde pretende promover mudanças nos processos de formação e de desenvolvimento dos trabalhadores a partir da problematização da realidade e na construção coletiva de intervenções, com foco nas necessidades da população e o fortalecimento do SUS.

Conclusões e/ou Recomendações
A gestão estadual do SUS no RN identifica a necessidade de consolidar um processo de formação e educação permanente para os trabalhadores, buscando integrar as práticas educativas entre os movimentos populares e sociais, conselhos, instituições de ensino e gestores, fundamentada em relações colaborativas de acompanhamento e de apoio nos cotidianos das redes de cuidado. Esse movimento é terreno fértil para promover mudanças e qualificar o SUS.