SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)
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43321 - REABILITAÇÃO E SAÚDE: PROBLEMATIZANDO O CAMPO E CONSTRUINDO POSSIBILIDADES PLURAIS NA FORMAÇÃO EM PÓS-GRADUAÇÃO ADRIANA MIRANDA PIMENTEL - UFBA, FERNANDA REIS - UFBA
Período de Realização Março a junho de 2022
Objeto da experiência Reflexões do componente Curricular “Reabilitação e Saúde” do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da Universidade Federal da Bahia
Objetivos O componente tem como objetivos a análise da reabilitação no campo da saúde; a problematização dos conceitos de deficiência, funcionalidade e normalidade; discussão dos principais Modelos de Atenção à saúde e em reabilitação e o conhecimento do panorama atual da reabilitação nas políticas de saúde.
Metodologia O curso foi orientado por duas professoras que utilizaram a metodologia de sala de aula invertida, com encontros semanais na modalidade híbrida. Entre os estudantes, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e professores de educação física, profissionais com experiência em serviços de saúde da rede privada, filantrópica, bem como em residências multidisciplinares. Aulas expositivas moderadas e dialogadas pelos estudantes e professores foram conduzidas no processo.
Resultados A disciplina foi oferecida pelo segundo ano, desde que o Programa foi aprovado pela CAPES em dezembro de 2019. Tem suscitado reflexões significativas em função de temáticas pouco desenvolvidas na formação dos estudantes durante a graduação e tem gerado impactos na construção das pesquisas e na atuação profissional. O modelo biomédico hegemônico na formação e prática clínica tem sido alvo das discussões e problematizações dos estudantes para repensar o campo da reabilitação.
Análise Crítica Os estudantes revelam desconhecimento sobre perspectivas mais críticas nos estudos da deficiência. O campo da reabilitação ainda se pauta no modelo biomédico, ancorado em perspectivas teóricas, metodologias e práticas nortecentradas e distantes da realidade das pessoas com deficiência de países do Sul Global. O contato com discussões do campo das ciências sociais e humanas em saúde poderá ampliar a formação e uma produção de conhecimento que considere a diversidade social e cultural.
Conclusões e/ou Recomendações As inquietações, fruto das reflexões teóricas e das discussões em aula, mobilizaram a construção de uma Ação Curricular em Comunidade e em Sociedade (ACCS) e dois projetos de pesquisa. Tratam-se de proposições plurais decoloniais, que objetivam potencializar a inclusão de pessoas com deficiência na Universidade e oportunizar espaços de formação e pesquisa, com enfoque na participação e na defesa dos direitos humanos e justiça social.
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