Sessão Assíncrona


SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)

43207 - EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM UNIDADE DE SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE DISCENTES DE MEDICINA DURANTE PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO ENSINO, SERVIÇO E COMUNIDADE
LUCAS SILVA SANTOS - UESB, LEILA SILVA MEIRA - UESB, BÁRBARA BERNARDES MAGALHÃES - UESB, MARIANA OLIVEIRA SALAMARGO - UESB, MARIA EDUARDA SILVA GOMES ROBERTO - UESB, ÉWERTON DE CASTRO BARRETO - UESB, YURI MAGALHÃES FERNANDES - UESB, REBECA LIMA DE ALMEIDA SANTOS - UESB


Período de Realização
Durante Práticas de Integração Ensino-Serviço-Comunidade, entre outubro de 2019 a fevereiro de 2021.

Objeto da experiência
Planejamento e Programação Local em Saúde, com ênfase na educação em saúde, desenvolvido por discentes de medicina em Unidade de Saúde da Família (USF).

Objetivos
Relatar a experiência de discentes de medicina na elaboração e execução do Planejamento e Programação Local (PPLS), direcionado à prevenção de doenças respiratórias agudas em crianças menores de cinco anos, na área de abrangência de uma USF do município de Vitória da Conquista-BA.

Metodologia
Trata-se de relato de experiência de natureza descritiva e exploratória, realizado por discentes de medicina na Unidade de saúde da família no município de Vitória da Conquista-BA. As ações foram organizadas em três etapas: oficina com a comunidade local para priorização do problema prevalente. Confecção do PPLS para a “promoção da redução de Infecções Respiratórias em crianças”. Execução do planejamento estratégico operacional com atividades de promoção de saúde com a equipe e comunidade local.

Resultados
Realizou-se sete ações com abordagens educacionais transversais e produção de materiais educativos sobre a temática. Capacitou-se a população-alvo e os Agentes Comunitários em Saúde sobre formas de transmissão, fatores de risco, sinais e sintomas, bem como o estímulo à alimentação saudável, a atualização do calendário de vacinação, uso de fitoterápicos e cuidados na gestação. As propostas permitiram a aquisição de habilidades técnicas e sociais ao desenvolverem práticas de educação em saúde.

Análise Crítica
Após a execução das ações propostas, observou-se uma boa aceitação da comunidade e da equipe quanto à adoção das medidas preventivas sugeridas para a redução das doenças respiratórias em crianças na área de abrangência. Observou-se que a pactuação de metas e a adoção da co-responsabilidade no enfrentamento do problema, refletem positivamente nos determinantes e condicionantes de saúde, além de contribuir para o desenvolvimento da cultura da integralidade do cuidado em saúde.

Conclusões e/ou Recomendações
As Práticas de Integração Ensino-Serviço-Comunidade permitiram a vivência da realidade local, com protagonização do discente na resolução dos problemas de saúde da comunidade, de forma participativa e democrática. Assim, sugere-se a utilização contínua das estratégias de planejamento de ações e da promoção de saúde no contexto da atenção primária, propiciando a articulação de discentes, profissionais e usuários dos serviços de forma integrada.