Sessão Assíncrona


SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)

43193 - COVID-19 NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE SOB O OLHAR INTERDISCIPLINAR, INTERPROFISSIONAL E INTERSETORIAL: UM PROJETO DE EXTENSÃO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA.
SAMUEL MATEUS FÉLIX DE CASTRO - UFPE _ LABORATÓRIO DE FISIOTERAPIA E SAÚDE COLETIVA, DEPARTAMENTO DE FISIOTERAPIA, JULIANA FERNANDES DE SOUZA BARBOSA - UFPE _ LABORATÓRIO DE FISIOTERAPIA E SAÚDE COLETIVA, DEPARTAMENTO DE FISIOTERAPIA, PEDRO VINÍCIUS MANSO PORFÍRIO - UFPE _ LABORATÓRIO DE FISIOTERAPIA E SAÚDE COLETIVA, DEPARTAMENTO DE FISIOTERAPIA, JOAQUIM SÉRGIO DE LIMA NETO - UFPE _ LABORATÓRIO DE FISIOTERAPIA E SAÚDE COLETIVA, DEPARTAMENTO DE FISIOTERAPIA, ETIENE OLIVEIRA DA SILVA FITTIPALDI - UFPE _ LABORATÓRIO DE FISIOTERAPIA E SAÚDE COLETIVA, DEPARTAMENTO DE FISIOTERAPIA


Período de Realização
Entre os anos de 2020 a 2022

Objeto da experiência
Disseminação de informações interdisciplinares, interprofissionais e intersetoriais, sobre a Covid-19 para profissionais da atenção primária à saúde.

Objetivos
Promover por meio da educação permanente em saúde, oficinas de qualificação voltadas aos diversos profissionais e estudantes envolvidos no cuidado e atenção aos pacientes infectados pelo coronavírus no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS).

Metodologia
Entre 2020 e 2022, foram realizadas oficinas de formação na perspectiva da educação permanente em saúde com atividades desenvolvidas na modalidade Ensino à distância. A dinâmica das oficinas priorizou uma metodologia com envolvimento direto dos participantes, aproximando o conteúdo teórico apresentado com a realidade do trabalho, de forma dialogada, fomentando um espaço de trocas de experiências e ampliação do conhecimento das redes de atenção à saúde.

Resultados
As oficinas foram organizadas em 5 módulos, de 2 horas cada, abordando conteúdos interprofissionais, interdisciplinares e intersetoriais. Participaram 195 profissionais da APS, 13 docentes e 94 discentes, de 11 cursos de graduação da UFPE. Relatos dos participantes destacaram: a criação e a organização das oficinas, o conteúdo teórico, a metodologia ativa aplicada pelos palestrantes, o acolhimento e troca de experiências, a abordagem multidisciplinar e a oportunidade de aprendizagem.

Análise Crítica
Apesar das limitações impostas pela pandemia da Covid-19, a utilização dos recursos da tecnologia da informação propiciou a execução e a viabilidade do projeto objeto deste relato. A utilização dos recursos tecnológicos facilitou a troca e compartilhamento de saberes e com isso pode contribuir para qualificação e aperfeiçoamento dos profissionais de saúde inseridos na atenção primária à saúde, bem como dos demais profissionais e estudantes de saúde.

Conclusões e/ou Recomendações
Diante da proposta exposta, foi possível perceber que as ações de educação permanente em saúde, ao empregar os conhecimentos técnico-científicos de modo interprofissional, interdisciplinar e intersetorial, podem trazer excelentes norteadores para agir ativamente com a população profissional e social acerca das mudanças provenientes da pandemia de Covid-19, como cuidado individual e coletivo a curto, médio e longo prazo.