SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)
|
43191 - PARTICIPAÇÃO DE RESIDENTES MULTIPROFISSIONAIS EM SAÚDE COLETIVA NAS TESTAGENS PARA COVID-19 NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA GABRIELA PÔRTO MARQUES - ICEPI, LETÍCIA PAULA PERDIGÃO GRANGEIRO - ICEPI, JÉSSICA DELAZARI FERREIRA - ICEPI, DANIELA BAPTISTA MESSIAS GUZMÁN - ICEPI, JAMILE MENDES DOS REIS - ICEPI
Período de Realização A participação dos residentes nas ações ocorreu por cerca de cinco dias no mês de Janeiro de 2022.
Objeto da experiência Percepções de residentes em Saúde Coletiva diante da atuação nos postos de testagem para Covid-19, na região metropolitana de Vitória, Espírito Santo.
Objetivos O objetivo deste trabalho é apresentar a experiência de um grupo de residentes em Saúde Coletiva com ênfase em Vigilância na participação das ações de testagem em massa para Covid-19 e educação em saúde, durante período pandêmico.
Metodologia Os residentes foram distribuídos em diferentes postos de testagem para atuar em escalas de plantão em locais estratégicos como rodoviária e aeroporto de Vitória e terminais de transporte coletivo da região metropolitana. O processo de trabalho consistiu nas notificações de casos suspeitos e confirmados de Covid-19, preenchimento de fichas de anamnese e ações de educação em saúde. Como medida de segurança, os residentes foram testados para Covid-19 no início e ao final do período de atuação.
Resultados A atuação dos residentes permitiu o desenvolvimento de competências como comunicação de risco e educação em saúde para a população sobre a Covid-19. Tal processo foi importante para a detecção do aumento de casos da doença no período da ação. Entretanto, foram observadas fragilidades relacionadas à capacidade de atendimento a alta demanda, carga horária extensa e tratamento hostil de pacientes com a equipe de saúde, agravados pela falta de acesso a informações adequadas sobre o serviço ofertado.
Análise Crítica A experiência de testagem em massa da população mostrou-se como uma oportunidade no processo de formação multiprofissional em Saúde Coletiva durante a pandemia, possibilitando a atuação em diferentes cenários de prática, envolvendo diversas ações de saúde que visam responder às demandas do Sistema Único de Saúde (SUS) e às necessidades da população, bem como contribuir para o enfrentamento da Covid-19 no estado do Espírito Santo.
Conclusões e/ou Recomendações A participação dos residentes contribuiu para a notificação de casos de Covid-19 em tempo oportuno e o atendimento da população de forma ágil. A experiência mostrou-se de grande impacto para a formação dos residentes, trazendo a possibilidade de colocar em prática os conhecimentos em Saúde Coletiva e a interprofissionalidade através da integração ensino-serviço, além da oportunidade de vivenciar estratégias de educação em saúde.
|