Sessão Assíncrona


SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)

43126 - ATIVIDADES DE EXTENSÃO INTERDISCIPLINARES EM UM ASSENTAMENTO NO CENTRO-OESTE PAULISTA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA LIGA ACADÊMICA DE SAÚDE COLETIVA
NAYRA CRISTINA MAYERA COVAS - USP, ISABELA MARIA DOS SANTOS - USP, LAURA FARINAZZO ALVES - USP, ADRIANA RODRIGUES DE FREITAS AZNAR - USP


Período de Realização
As atividades foram realizadas entre os meses de setembro/2021 e março/2022.

Objeto da experiência
A Liga Acadêmica de Saúde Coletiva (LASC) elaborou um projeto de extensão contínuo e com ações destinadas à população de um assentamento em Bauru-SP.

Objetivos
Estabelecer uma rede colaborativa entre universidade e sociedade para a realização de ações de forma contínua que pudessem proporcionar educação em saúde, bem-estar físico, mental e social aos moradores do assentamento, de acordo com as demandas indicadas pelos mesmos.

Metodologia
De caráter interdisciplinar e integrante de uma universidade pública, a LASC estabeleceu vínculos com a líder de um assentamento, onde não há acesso a condições básicas de vida, como moradias dignas, saneamento básico, luz e transporte público. A partir do contato direto e humanizado com essa população, foram elencadas as principais demandas em saúde e atividades mensais foram organizadas a fim de garantir a promoção de saúde, acesso a informações e lazer para aproximadamente 30 famílias.

Resultados
Em 2021, realizou-se a vacinação contra Covid-19, ação social de dia das crianças, encontro de prevenção ao tabagismo e eventos com foco na puericultura e saúde da mulher. Em 2022, foram organizadas rodas de conversa sobre ISTs e ação social de Páscoa, atrelada à promoção da saúde bucal. Os moradores se mostraram envolvidos e interessados pelas orientações. Independentemente da idade, trouxeram dúvidas e sugeriram novos temas, favorecendo as trocas entre discentes, docentes e moradores.

Análise Crítica
Ressalta-se a importância de projetos de extensão contínuos, pois permitem acompanhar as necessidades e criar vínculos com a comunidade. A troca de saberes conquistada e o trabalho interdisciplinar, evidenciaram a diferença entre a realização de atividades regulares e de ações isoladas, que muitas vezes não suprem as demandas de saúde da população. Buscou-se também denunciar a negligência sofrida por essa população aos órgãos públicos, a fim de minimizar e ou sanar as carências.

Conclusões e/ou Recomendações
Conclui-se que as ações desenvolvidas e a rede colaborativa estabelecida proporcionaram aos discentes envolvidos no projeto uma vivência das necessidades de saúde de indivíduos em situação de extrema vulnerabilidade social, além de estimular a necessária luta na defesa de um Sistema Único de Saúde que contemple políticas contínuas de educação em saúde e que considerem as especificidades sociais e econômicas da população.