Sessão Assíncrona


SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)

43066 - PROJETO ANDANÇAS – EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA A INSERÇÃO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA NA ATENÇÃO À SAÚDE DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA NO MUNICÍPIO DE FOZ DO IGUAÇU/PR
BRUNO COSTA SICURO DE MORAES - UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA (UNILA), PATRÍCIA MARIA DE OLIVEIRA MACHADO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC), GABRIEL HENRIQUE NAGAOKA MULLER - UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA (UNILA), IASMIN FERREIRA SOUZA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA (UNILA), LARA DOS SANTOS ARCO - UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA (UNILA), THIAGO HERINGER RANGEL - UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA (UNILA), DANIELE HERMES - UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA (UNILA), MARIANA VIEIRA RIBEIRO - UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA (UNILA), JESUS JAIME RODRIGUEZ CATACORA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA (UNILA), CAROLINE SOUSA SILVA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA (UNILA)


Período de Realização
Foi iniciada em novembro de 2020 e ainda se encontra em desenvolvimento durante o ano de 2022.

Objeto da experiência
Inserção dos estudantes de medicina nas ações de atenção à saúde da População em Situação de Rua (PSR) no Sistema Único de Saúde

Objetivos
Propiciar a experiência dos estudantes de medicina para o reconhecimento dos agravos, vulnerabilidades e ações de atenção à saúde da PSR e desenvolver ações de educação permanente e educação popular junto aos profissionais da rede municipal de saúde e assistência social.

Metodologia
Utilizou-se metodologia do Arco de Marguerez. Os estudantes de medicina foram inseridos no processo de vivência junto a equipe do Consultório Na Rua (ação), a partir os quais elencou-se temas e inquietações que necessitavam de teorização (reflexão) junto aos professores, profissionais de saúde e assistência social. A partir destes momentos de reflexão, foram pactuadas o desenvolvimento de ações de educação permanente para o serviço e educação popular para a PSR (ação).

Resultados
A inserção de estudantes de medicina junto às equipe do Consultório Na Rua propiciou a compreensão dos agravos e vulnerabilidades em saúde vivenciadas pelas pessoas em situação de rua, as dificuldades de acesso à atenção em saúde e à assistência social na cidade de Foz do Iguaçu/PR. Percebeu-se o potencial de formação de estudantes para o olhar atendo às formas de discriminação, iniquidades em saúde, negação dos direitos humanos, a promoção de ações de educação e humanização do cuidado.

Análise Crítica
O curso de graduação em Medicina da UNILA possui currículo pautado pela problematização, o que auxiliou a condução do projeto a partir da metodologia apresentada. Os profissionais de saúde e assistência social, além dos gestores mostraram-se receptivos à inserção dos estudantes desde o início do projeto. Cabe destacar que ainda faltam estruturas de apoio à atuação do consultório de rua na organização do sistema de saúde municipal, que apresenta baixa cobertura da Estratégia Saúde da Família

Conclusões e/ou Recomendações
Os projetos de extensão possuem potencial de ampliar a articulação entre ensino-serviço-comunidade, além de qualificar a formação dos estudantes de medicina e também da rede de serviços de saúde. Tal estratégia incentivou a atuação do estudante nos cenários de prática antes dos estágios em internato em ambientes que extrapolam a visão clínico-centrada para uma concepção de saúde ampliada e condizente com os princípios do sistema.