Sessão Assíncrona


SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)

42975 - CAPACITAÇÃO PARA AGENTES DE SAÚDE COM ABORDAGEM NO PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO (PNO) EM UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA SANTA IZABEL, TUCURUÍ-PA.
ANDRESSA DA SILVA DOS SANTOS - FATEFIG, ELAINE VEIGA DE SOUZA - FATEFIG, SIMONE CHAVES DE ALMEIDA - FATEFIG, ANTÔNIO DE SOUSA SIQUEIRA NETO - FATEFIG, SABRINA FEITOSA MIRANDA - FATEFIG, REGINA ANGÉLICA DE ARAÚJO TAVARES SILVA - FATEFIG, AMUJACY TAVARES VILHENA - FATEFIG, WANDA DO NASCIMENTO MEIRELES - UEPA, DANDARA LOPES DE MELO - UEPA, MAYRA TRINDADE PANTOJA LEÃO - UEPA


Período de Realização
Realizado em novembro de 2021, em estágio de Saúde Pública do Curso de Odontologia da FATEFIG.

Objeto da experiência
Capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde sobre pré-natal odontológico na Unidade de Saúde da Família Santa Izabel.

Objetivos
Sensibilizar os ACS sobre a importância da realização do PNO. Identificar o conhecimento dos ACS sobre PNO e as principais alterações que ocorrem na cavidade oral durante a gestação. Capacitar os ACS sobre PNO por meio de palestra e material impresso.

Metodologia
Inicialmente foi realizada pesquisa qualitativa através de formulário com perguntas sobre o funcionamento e importância do PNO que foi respondido pelos ACS, para mensurar o conhecimento no âmbito do Pré-Natal Odontológico. Posteriormente, foi realizada palestra de formação sobre PNO para equipe de enfermagem e ACS, utilizando slides e folder impresso, com ênfase na importância destes profissionais no direcionamento das gestantes para o atendimento odontológico durante a gestação.

Resultados
Com base na pesquisa qualitativa, os ACS conheciam o PNO e já realizavam orientação de saúde bucal com as gestantes que acompanham. As dúvidas elencadas foram sobre duração e tratamentos, estas foram sanadas após palestra e recebimento de material explicativo. OS ACS sabem dos riscos à saúde da gestante e do bebê quando não há acompanhamento odontológico. Orientou-se, então, a verificação das consultas odontológicas na caderneta da gestante, no caso de ausência, encaminhá-las ao PNO

Análise Crítica
É necessário um planejamento coletivo entre os profissionais de saúde para o melhor atendimento da população. O cirurgião dentista tem em suas atribuições orientar comunidade e a equipe de saúde sobre a saúde bucal, incluindo a execução do PNO nas unidades de saúde. A baixa adesão do PNO, nas unidades de saúde do município, reflete a deficiência na divulgação e captação de pacientes para o atendimento. Nesse contexto, a integração entre dentistas e demais profissionais, é fundamental.

Conclusões e/ou Recomendações
Os ACS são promotores da saúde bucal. É necessário investir em capacitações e sensibilização sobre PNO para toda equipe multiprofissional da saúde, tornando-os multiplicadores da informação e garantindo um atendimento de qualidade e universal. É importante desenvolver campanhas de conscientização e ações educativas para as gestantes, buscando facilitar o acesso e aumentar a adesão das gestantes ao cuidado odontológico.