Sessão Assíncrona


SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)

42938 - LETRAMENTO EM SAÚDE DE GESTANTES NO CONTEXTO DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
CARLOS ROMUALDO DE CARVALHO E ARAÚJO - UFC, MARIA SOCORRO DE ARAÚJO DIAS - UVA, EVANGELISTA, CLARA VYLHENA MONTEIRO - UVA, FRANCISCO JOSÉ LEAL DE VASCONCELOS - UNINTA


Apresentação/Introdução
O Letramento em Saúde (LS) é definido como conhecimento, motivação e competência das pessoas em ter acesso, compreender, avaliar e aplicar informações de saúde para julgar e tomar decisões no cotidiano sobre cuidados de saúde. Face às evidências e compreendendo a gestação demandante de cuidados específicos, é basilar identificar o nível de LS das gestantes para melhor assisti-las.

Objetivos
Conhecer variáveis sociodemográficas, gestacionais, habilidades de leitura e nível de Letramento em Saúde em gestantes acompanhadas pela Estratégia Saúde da Família (ESF).

Metodologia
Estudo transversal, com abordagem quantitativa, realizado em Sobral, Ceará, desenvolvido com as gestantes vinculadas e realizando pré-natal nos Centros de Saúde da Família (CSF). Amostra é composta por 363 gestantes. A coleta de dados se deu por meio da aplicação do teste Short-TOFHLA (short - test of functional health literacy in adult). Os dados foram registrados na planilha no Microsoft Excel: (i) características sociodemográficas; (ii) saúde e (iii) nível de letramento em saúde. Realizou-se análise descritiva seguida da associação entre os níveis de LS e a gestação (idade gestacional, classificação de risco e complicações). Parecer favorável pelo CEP da Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Resultados
As 363 gestantes apresentam idade entre 13 a 45 anos, 47,93% encontram-se no 3º trimestre e 9,92% no primeiro. 66,11% residem em centro urbano, 50,96% concluíram ensino médio e 12,12% ensino fundamental incompleto. 82,37% possui renda de até um salário mínimo. Quanto a classificação de risco: 9,92% apresentam risco habitual, 88,71% clínico e 1,38% social. No que concerne as habilidades de leitura: 85,67% fazem leitura apenas de rede social (Facebook, WhatsApp, Instagram, outra), 19,56% de jornal, revista, artigos, livros (impressos) e 18,73% de jornal, revista, artigos, livros (online). Quanto ao nível de LS: 22,03% apresentam-se com letramento inadequado, 8,53% limítrofe e 69,42% adequado.

Conclusões/Considerações
As características sociodemográficas encontradas convergem com resultados de outras pesquisas nacionais, ainda que pese o contexto de realização da pesquisa (município do interior do Nordeste brasileiro). Quanto ao predomínio das habilidades de leitura derivado de redes sociais e o LS adequado para a maioria, infere-se o potencial da escolarização prevalente. Contudo, merece atenção dos profissionais as gestantes com LS inadequado ou limítrofe.