SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)
|
42923 - AÇÕES DE INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO ATRAVÉS DE ESTÁGIO EXTRACURRICULAR NA OPERACIONALIZAÇÃO DA VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 EM JABOATÃO DOS GUARARAPES/ PERNAMBUCO MARCIA SANTOS BRASIL DE SOUZA - SMS - JG, RAYANNE SORAIA AGUIAR DE MELO DIAS - SMS - JG, BEATRIZ DE OLIVEIRA FABIANO - SMS - JG, FERNANDA CAROLINE SANTOS SENA - FCM/UPE, JOSÉ LUCAS COSTA DOS SANTOS - FCM/UPE, GYSELLE BEZERRA SOARES - SER EDUCACIONAL, THIAGO HENRIQUE DA SILVA - IAM/FIOCRUZ, CAROLINA PIEDADE MORAIS DE FREIITAS SOARES SILVA - SMS - JG, ZELMA DE FÁTIMA CHAVES PESSÔA - SMS - JG
Período de Realização Concomitante ao período da vacinação contra a COVID-19, de 19 de abril de 2021 até os dias atuais.
Objeto da experiência A Integração Ensino-Serviço a partir da oferta de estágio extracurricular não remunerado vinculado a vacinação contra a COVID-19.
Objetivos Apoiar às ações de enfrentamento à pandemia da COVID-19, atuando na operacionalização da vacinação no município do Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco, a partir da Integração Ensino-Serviço-Comunidade, contribuindo, concomitantemente, para o processo de formação de futuros profissionais de saúde.
Metodologia Foi lançado um formulário online para inscrição dos interessados, estudantes de cursos técnicos e de graduação na área da saúde, sendo este divulgado pelas mídias sociais e nas Instituições de Ensino. Foram convocados aqueles que se enquadravam nos critérios de habilidade e disponibilidade, e, após instruções a respeito das atribuições e assinatura do Termo de Compromisso de Estágio, distribuídos conforme local de moradia. Todos são acompanhados por preceptor em seu local de estágio.
Resultados Foram recebidas inscrições de 1509 estudantes até o momento; destes, 575 estagiários já foram convocados a partir da ordem de inscrição, para atender 13 pontos de vacinação. Dos inscritos, 56% são graduandos em enfermagem, 22% de medicina, e 11% de técnicos de enfermagem. Nenhum deles se enquadrava nos critérios de risco para a COVID-19, e todos foram vacinados no início de suas atividades. Ao final do estágio cada estudante recebe declaração de participação com a carga horária cumprida.
Análise Crítica Sendo o SUS responsável pela ordenação da formação de recursos humanos na área de saúde, a integração ensino-serviço é um elo das Instituições de Ensino e seus estudantes com os serviços de saúde. Com a pandemia da COVID-19, para muitos estudantes da área da saúde foi suspensa a prática curricular. Assim, a presente ação foi vista como forma de oportunizar experiências práticas, estimulando habilidades e atitudes, além de incentivar a contribuição do profissional em formação com a comunidade.
Conclusões e/ou Recomendações Ações como esta contribuem para o fortalecimento do SUS e da Rede SUS-Escola, integrando a formação profissional e a melhoria da atenção à saúde. Há a valorização da Educação Permanente em Saúde, a partir da inserção dos futuros profissionais no contexto das necessidades de saúde da população, inclusive em tempos de Pandemia, bem como o envolvimento de profissionais na formação de outros, sendo uma ação de baixo custo, relevante e replicável.
|