Sessão Assíncrona


SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)

42917 - AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE EGRESSOS DE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO ONLINE SOBRE GESTÃO EM SAÚDE
PAOLA TRINDADE GARCIA - UFMA, MAYKON DOUGLAS SILVA SOARES - UFMA, DEYSIANE COSTA DAS CHAGAS - UFMA, MAKSSANDRA SILVA DUTRA - UFMA, CADIDJA DAYANE SOUSA DO CARMO - UFMA, FRANCENILDE SILVA DE SOUSA - UFMA, DOUGLAS MORAES CAMPOS - UFMA, ANA EMILIA FIGUEIREDO DE OLIVEIRA - UFMA, ELZA BERNARDES MONIER - UFMA


Apresentação/Introdução
Uma das estratégias mais utilizadas para fomentar novos conhecimentos e/ou capacidades são as ações de treinamento e formações em geral por meio da Educação a Distância. Todavia, apesar de crescente a produção de conhecimento sobre treinamentos, são poucas as pesquisas que investigam aspectos mais específicos de aprendizagem de seus egressos.

Objetivos
Avaliar aspectos da aprendizagem de egressos do Programa de formação online ‘’Gestão em Saúde’’, ofertado pela UNA- SUS/UFMA.

Metodologia
Pesquisa transversal, descritivo-analítica com 728 concluintes do Programa de Formação ‘’Gestão em Saúde’’ ofertado a distância pela Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde da Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA). Coletou-se, no ambiente virtual do curso, dados sociodemográficos, laborais e de aprendizagem, antes do curso (AC) e pós-curso (PC) com instrumentos semiestruturados. A análise dos dados foi realizada pelo teste Mann-Whitney, com nível de significância de 5% no Programa STATA versão 14.0. Todos critérios éticos foram respeitados.

Resultados
Participaram deste estudo 728 alunos, destes, 71,57% do sexo feminino, 77,88% profissionais de nível superior, dos quais 56,18% eram trabalhadores do SUS. Ao comparar as medianas da autoavaliação de aprendizagem AC (Md=3,0) e PC (Md=5,0), houve aumento significativo da mediana no momento pós-curso (p-valor<0,001). Também foi realizada a comparação das medianas da avaliação diagnóstica nos momentos AC (Md=2,0) e PC (Md=4,0), e houve aumento significativo no momento pós-curso (p-valor<0,001).

Conclusões/Considerações
O curso impactou positivamente na aprendizagem dos egressos, à medida em que se constatou aumento significativo nas autoavaliações de aprendizagem e na avaliação diagnóstica antes e pós-curso, revelando-se como importante contribuição na qualificação de profissionais com trabalho direto ou interesse na temática Gestão em Saúde. Entende-se que estas estratégias de formação escaláveis podem ser potencializadoras da educação permanente.