Sessão Assíncrona


SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)

42891 - ELABORAÇÃO E EFETIVAÇÃO DE UMA LIGA ACADÊMICA DE SAÚDE COLETIVA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19: POTENCIALIDADES E DESAFIOS
GABRIEL HANJIN PIETRANGELO KIM - EERP/USP, ALICE PERES DOS SANTOS NETA - EERP/USP, GIOVANNA DE GODOI CHAMPINI - EERP/USP, KARINA TEIXEIRA LIMA - EERP/USP, LUANA KAORI SUGUIMOTO - EERP/USP, MARIANA MARCIDELI GALLIANI - EERP/USP, MARIA LUIZA DOS SANTOS BARBOSA - EERP/USP, MARINA LAURA FERNANDES BARBOSA DA SILVA - EERP/USP, VITORIA CAROLINE CARVALHO BUENO - EERP/USP


Período de Realização
O período de realização compreende desde o mês de agosto de 2020 até o mês de maio de 2022.

Objeto da experiência
Refletir sobre fortalezas, dificuldades e limitações que fundamentaram as discussões que levaram à formação de uma liga acadêmica durante a pandemia.

Objetivos
Apresentar elementos centrais nas deliberações que serviram como base para a concretização da liga acadêmica de saúde coletiva da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, elencando limitações e potencialidades percebidas e refletindo de forma crítica sobre os desdobramentos ao longo deste processo.

Metodologia
Análise crítica de processo colaborativo pelo qual alunos de graduação, sob orientação de duas docentes tutoras, puderam planejar, estruturar e efetivar uma entidade acadêmica cuja finalidade se centra em atividades voltadas à (re)construção do conhecimento relacionado à saúde coletiva. O processo foi desenvolvido por meio de reuniões onlines semanais, que se seguem até o presente, as quais tiveram a cogestão, a horizontalidade e o tripé ensino, pesquisa e extensão como princípios ordenadores.

Resultados
A constituição da liga, considerando a perspectiva colaborativa, demonstrou potencialidades nas atividades desenvolvidas por estudantes de graduação (leitura/debates de textos, eventos e ações extensionistas na comunidade), principalmente, considerando o distanciamento relacionado à pandemia da covid-19. Contudo, questões inerentes do processo de integração/conciliação de graduandos de diversas realidades revelaram limitações que devem ser superadas para continuidade das atividades.

Análise Crítica
A elaboração de práticas de trabalho baseadas em conceitos relacionados ao campo da saúde coletiva destoam do modo tradicional adotado por outras entidades estudantis, as quais centram o processo decisório em poucos participantes. A partir de discussões democráticas percebe-se um avanço na corresponsabilização, contribuindo para a motivação dos participantes nas atividades propostas. Ainda assim, problemáticas associadas à comunicação precisam ser exploradas para a progressão de tal proposta.

Conclusões e/ou Recomendações
As experiências relatadas demonstram possíveis estratégias para favorecer as discussões relacionadas à saúde coletiva no âmbito da graduação, as quais lideradas por alunos podem levar a movimentos que rompem com paradigmas e propõem novas formas de trabalho em entidades estudantis. Portanto, o estímulo a mobilizações semelhantes é recomendado como forma de ampliar o conhecimento, tendo em vista a democratização e a transformação da realidade.