Sessão Assíncrona


SA11.3 - PRÁTICAS FORMATIVAS NA SAÚDE COLETIVA EM DIFERENTES CONTEXTOS (TODOS OS DIAS)

42860 - PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE DE SALVADOR (PMEPS) EDIÇÃO 2022- 2025: PROCESSO DE CONSTRUÇÃO
DANIELA ROCHA FONTOURA CÂMARA DE ALMEIDA - SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE DE SALVADOR, MELICIA MARIA DA CONCEIÇÃO SILVA REIS GOÉS - SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE DE SALVADOR, MARIA CÂNDIDA ALENCAR DE QUEIROZ - SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE DE SALVADOR, ROSANGELA FONTES SANTOS - SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE DE SALVADOR, ADELMA SANTANA DE SOUZA - INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA, MANUELA MARQUES RODRIGUES DE JESUS - ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA, MATHEUS SILVA PEDREIRA - INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA, LEIDE DIONNE PEREIRA DE JESUS SANTOS - INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA


Período de Realização
Esta experiência ocorreu em 2 fases, a primeira no período de 2019-2020 e a segunda entre 2021-2022.

Objeto da experiência
O processo de construção do Plano Municipal de Educação Permanente em Saúde (PMEPS) de Salvador, Bahia 2022-2025.

Objetivos
Descrever o processo de construção do Plano Municipal de Educação Permanente em Saúde de Salvador (PMEPS), 2022-2025.

Metodologia
A 1ª fase utilizou o Planejamento Estratégico Situacional para construção, tendo o quadrilátero da EPS como referencial teórico, contou com 600 participantes. A 2ª foi de atualização, sendo realizadas oficinas com os Distritos Sanitários, Diretorias e Instituições de Ensino Superior. Necessária pelo impacto da COVID-19 nas ações de EPS, inclusão de novas metodologias, compatibilização com o Plano Municipal de Saúde de Salvador, além da inserção do projeto Escola Pública de Saúde.

Resultados
Na 1ª fase tivemos um consolidado dos problemas de EPS e a 1ª versão do PMEPS com 4 módulos: Gestão em saúde, atenção à saúde, formação dos trabalhadores e controle social, tendo 7 linhas de ação e 21 ações estratégicas. A partir da atualização alcançamos 4 módulos, com a alteração de um módulo para Escola Municipal de Saúde Pública, com 10 linhas de ações e 34 ações estratégicas, esse processo foi validado por diversos atores e publicado oficialmente em 2022.

Análise Crítica
O processo ocorreu de forma participativa e ascendente, fortalecendo a EPS enquanto uma estratégia potente, gerando engajamento para mudanças nos processos de trabalho. O PMEPS se constitui enquanto um elemento direcionador da EPS na SMS Salvador, apontado diretrizes e objetivos para o processo de qualificação e estruturação dela. Legitimando-se enquanto um instrumento de planejamento dentro da gestão da educação, reconhecendo a importância e relevância.

Conclusões e/ou Recomendações
O PMEPS instrumento de planejamento e gestão, possibilitou a qualificação das ações de EPS no município, impulsionando um conjunto de novas iniciativas, fortalecendo essa estratégia política pedagógica, contribuindo no aperfeiçoamento dos processos educacionais. Possibilitou um monitoramento eficiente das ações educativas, ganhando força a reorganização da Agenda Integrada das Ações Educativas de 2022, instrumento de anualização do PMEPS.